EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM PONTO DE PARTIDA PARA REDUZIR O ENDIVIDAMENTO SOCIAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 223


Certificado de publicação:
Certificado de Dionísio Tavares de Almeida

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Dionísio Tavares De Almeida , Ericka Davillar Alves Da Silva

ABSTRACT
O presente artigo tem como objetivo principal analisar endividamento e a saúde financeira dos beneficiários do Programa Bolsa Família na cidade de Redenção-Ce. A pesquisa, quanto ao fim, se caracteriza como qualitativa. Em relação ao meio, se caracteriza como estudo de caso, documental, bibliográfica, leitura e análise dos textos legais.
Os resultados indicam o elevado índice de endividamento social que atinge indivíduos sem diferença a classe social e que as principais deficiências desses indivíduos nesta área são: elaboração de lista de compras, planejamento financeiro, conhecimento da liquidez das aplicações, taxa do chegue especial, crediário, empréstimo e cartão de credito. Com isso, é fundamental o papel da educação financeira na sociedade e na vida de cada indivíduo. Por fim, a maior conhecimento de educação financeira influência de menores níveis de endividamento social, porém essa informação não afasta possibilidade de contrair dividas de risco. Perante isso os indivíduos apresentam necessidade de cursos de educação financeira.    
Palavras-chave: saúde financeira, endividamento social, bolsa família.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário James Santos Do Bomfim 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo o autor pela iniciativa Seguem minhas contribuições: - O trabalho carece de uma pergunta/problema; - O trabalho na prática não apresenta uma introdução nos moldes do congresso, com até duas páginas; - O resumo apresenta característica de introdução e a introdução apresentada foi desenvolvida como se fosse o referencial teórico. Sugiro que seja feito um novo resumo (ver outros artigos); o resumo que está escrito pode ser um pouco mais desenvolvido, contendo pergunta/problema, objetivos, metodologia a ser usada e uma pequena justificativa para o trabalho e ser a introdução do novo artigo. - Esse é o tipo de tema que fica incrível se for trabalhado com um método quantitativo ou qualitativo, com aplicação de questionário/formulário e pesquisa de campo, focado no público alvo de uma região específica. - As referências bibliográficas estão bastante desatualizadas, não contendo nenhuma citação do último triênio (jul/17 a jul/20); Se as adequações forem feitas, acredito que a publicação aconteça em breve. No mais, sucesso!

Foto do Usuário Erymônica Câmara Pereira 09-02-2021 09:50:35

O tema apresentado pelo autor é bem atual e relevante, principalmente no atual cenário economicamente vivido por todos. Entretanto, deixo que aqui algumas observações: O autor não apresentar o problema no resumo que o levou a elaborar este artigo; O trabalho deveria ser mais estruturado no quesito de existir uma separação da Introdução com o Referencial teórico; O autor apresenta sua pesquisa como qualitativa, outrora o mesmo expõe analises estatísticas com base a dados extraídos de outras fontes, sendo assim, a pesquisa poderá ser qualitativa e quantitativa. Sugiro que reveja esse pontos e que o mesmo tire uma amostragem dos beneficiários do Programa social da Cidade de Redenção-CE, para que se possa conhecer mais as características dos indivíduos e apresentar dados mais contundentes e relevantes.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.