O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MELHORA A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA DOS ESTUDANTES? Um estudo com estudantes da Universidade Federal Fluminense

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 5


Certificado de publicação:
Certificado de Fernanda Mariz do Amaral das Neves

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Fernanda Mariz Do Amaral Das Neves , Eduardo Camilo Da Silva , Eduardo Britto Dos Santos Diz Filho , Claudio Henrique Da Silveira Barbedo

ABSTRACT
Este artigo pretende avaliar o impacto de cursos de graduação na grande área de administração no nível de alfabetização financeira dos seus estudantes. Considerando a crescente importância dada ao tema, é importante compreender e avaliar se cursos superiores, especialmente cursos relacionados ao tema, contribuem com sua melhoria. Foram avaliadas as dimensões Atitude Financeira, Comportamento Financeiro e Conhecimento Financeiro, que, juntas, compõem o Score total de Alfabetização Financeira segundo o modelo proposto por Lusardi (2010) e o questionário desenvolvido por Paixão (2017). Os resultados mostram uma mudança positiva e significativa para a Alfabetização financeira determinada pela mudança do Conhecimento Financeiro, sugerindo que, embora o conhecimento financeiro dos estudantes melhore durante o curso, suas atitudes e seu comportamento nas decisões financeiras não são significativamente afetados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fabiane Fidelis Querino 09-02-2021 12:50:35

-É necessário fazer uma revisão ortográfica em todo o texto. -Reformular a introdução, está muito confusa. -Discutir os resultados encontrados com a literatura apresentada no referencial teórico.

Foto do Usuário Nathalia Seibt 09-02-2021 12:50:35

Tema muito relevante com uma análise bem estruturada dos resultados obtidos. A forma como foram apresentados os números nas tabelas, porém, poderia ter sido mais visualmente interessante, talvez trazendo apenas os resultados mais importantes para análise (média), pois os outros se tornam não muito importantes para o leitor. Senti falta da informação de quais outros cursos participaram da pesquisa? Além disso, faltou uma revisão teórica mais aprofundada, visto que o item 2 já apresenta a metodologia. Excelente trabalho e pesquisa, e tema importantíssimo, que merece mais estudos a respeito. Parabéns!!!

Foto do Usuário Carlos Antonio Teixeira Gomes 09-02-2021 12:50:35

A construção da argumentação do trabalho está correta. Foi apresentada a entrada das ferramentas de educação financeiras no Brasil com o objetivo de melhorar suas decisões financeiras, economizando de forma consciente e sustentável através de suas práticas orçamentárias.

Tema relevante e atual. Traz dados pertinentes no que se propos a apresentar.