Tecnologias Disruptivas: Oportunidades e Necessidade de Adaptação para a Profissão Contábil

Temas: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19


Certificados:
Não disponível

Acessos nesse artigo: 1


AUTORIA

Thais Alves Lira , Francisco Patrik Carvalho Gomes

ABSTRACT
A crise causada pelo novo Coronavírus acelerou a adoção e aplicação da tecnologia em muitas organizações. Neste sentindo, esse projeto de pesquisa objetiva contribuir com o campo de estudo sobre a adaptação do contador frente a transformação digital. A relevância do tema escolhido recai sobre a compreensão dos impactos da tecnologia para a profissão contábil. As evidências proporcionam a possibilidade de fortalecimento das pesquisas com esta temática ao demonstrar que a Contabilidade se desenvolveu em resposta a mudanças no ambiente, novas descobertas e progressos tecnológicos e que continuará a evoluir em resposta as mudanças da atualidade. Trata-se de pesquisa bibliográfica, fundamentada na literatura sobre o tema e pesquisa documental baseada na coleta de dados restrita a documentos oficiais emitidos pelos organismos regulamentadores da profissão contábil, entidades representativas dos grupos de usuários interessados na informação contábil. Os resultados indicam que na transformação digital, o uso das tecnologias disruptivas, como por exemplo, a inteligência artificial e a computação em nuvem, interligadas automatizam tarefas e processos complexos e repetitivos, com acesso em qualquer lugar, permitindo ao contador tempo para se dedicar às atividades que requerem mais capacidade analítica e visão estratégica. Diante de uma evolução natural e necessária e do avanço da tecnologia, o desafio do contador é se adaptar as mudanças, conhecer as novas tecnologias e buscar desenvolver habilidades, tais como: visão multidisciplinar; capacidade de influenciar; relacionamento interpessoal, orientação a resultados, propondo ações que efetivamente agreguem resultados para as empresas.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Vitor Hideo Nasu 09-02-2021 12:50:35

Por ser um trabalho de 6 páginas, entendo que ainda se trata de um projeto. Faço apenas dois comentários em relação ao estágio atual do trabalho: (i) embora o objetivo esteja no resumo, sugiro colocá-lo no corpo do texto do artigo também.; e (ii) uma vez que o trabalho já possui uma análise prévia, os autores podem discutir as implicações dos resultados dessas análises, mesmo que sejam achados preliminares. De forma geral, acredito que o trabalho possui potencial de contribuição!

O artigo está enquadrado na temática relacionada ao COVID-19, nas só na primeira frase da introdução aborda sobre o tema. o artigo não possui problema de pesquisa nem objetivo geral ou especifico. Caracteriza-se metodologicamente como uma pesquisa bibliográfica e documental, mas foi realizado apenas uma revisão de literatura. Ressalta-se que a metodologia só foi citada no resumo, não há metodologia definida no artigo em si. Não há considerações finais nem conclusão.

Foto do Usuário Cicera Thamyres Ferreira De Luna 09-02-2021 12:50:35

O tema do trabalho é bastante relevante, visto que diante do cenário atual de pandemia é necessário descobrir quais as Oportunidades e Necessidade de Adaptação para a Profissão Contábil. Ao ler o trabalho, senti falta do desenvolver do tema no corpo do trabalho. Sugiro falar dos impactos que a quarentena causou no inicio, as dificuldades que os profissionais tiveram para se readaptar. Outro ponto importante a ser tradado no trabalho é: Como a era digital tornou-se aliadada da contabilidade? Um estudo de caso em algum escritório seria excelente para acrescentar fatos reais de readaptação. Importante fazer os Resultados e Considerações Finais. O tema é excelente, somente alguns pontos a serem levados em consideração para que esse estudo acrescente ainda mais conhecimento aos leitores.

Foto do Usuário Ediney Linhares Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Parabéns aos autores pela iniciativa. Sendo breve, gostaria de indicar que numa próxima oportunidade houvesse um melhor detalhamento das seções do trabalho de modo que haja início, meio e fim e o percurso seguido para a composição da obra, pois fica a percepção de algo inacabado, impedindo que o leitor tenha uma visão completa do que está sendo discutido. Além disso, indico verificar as orientações da ABNT para melhor dispor o trabalho e suas informações.

Foto do Usuário Francisco Wagner Sousa De Lima 09-02-2021 12:50:35

O trabalho, apesar de relevante, não foi densamente explorado quanto ao seu potencial teórico, não obtendo a apresentação do desfecho e de seções importantes como metodologia, e considerações finais. Fica como sugestão o posterior ajuste do trabalho.