PERCEPÇÃO DOS TURISTAS COM RELAÇÃO A SUSTENTABILIDADE NA PRAIA DE JERICOACOARA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 310


Certificado de publicação:
Certificado de ANA JESSICA ALVES DO NASCIMENTO
Certificado de Mark Nicholas Albuquerque Rodrigues

Certificado de participação:
Certificado de Mark Nicholas Albuquerque Rodrigues

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Laryssa Oliveira Melo , Ana Jessica Alves Do Nascimento , Lia Chagas De Lima , Danielle Miranda De Oliveira Arruda Gomes , Mark Nicholas Albuquerque Rodrigues

ABSTRACT
Esta pesquisa foi desenvolvida para observar a percepção dos turistas com relação a sustentabilidade na praia de Jericoacoara/Ce. Para isso, fundamentou-se em uma metodologia de análise de comentários sobre os aspectos da sustentabilidade feitos por turistas que visitaram Jericoacoara, visando as três áreas da sustentabilidade: econômica, social e ambiental. O ponto de partida foi entender como o turismo trouxe benefícios econômicos, sociais e os impactos no meio ambiente e conhecer o Plano Nacional de Turismo que oferecem projetos para estimular as práticas sustentáveis. Em seguida foi preciso analisar as características e dados do local, aprofundar em sustentabilidade e posteriormente captar as opiniões dos turistas, apurando com quem os turistas visitaram a praia, os aspectos positivos e negativos que eles encontraram em relação a sustentabilidade em Jericoacoara.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Karen Daniele Lira De França 09-02-2021 09:50:35

As contribuições são a respeito da estrutura do texto. No final da introdução, não é necessário enumerar os objetivos, pode-se colocá-los em texto corrido, a fim de melhorar a leitura. No referencial teórico, sugiro fazer um tópico único de turismo e sustentabilidade. É citado o termo de sustentabilidade no turismo, porém a sustentabilidade só é retomada no final do referencial. Um único tópico pode sintetizar e abordar o assunto em questão, também incluindo o tópico de taxa do turismo. Todos esses assuntos podem está juntos em um único tópico. Outra sugestão é evitar parágrafos com 1 frase, tentar agrupar a ideia principal, o desenvolvimento dessa ideia e sua conclusão em um único parágrafo. A vila de Jericoacoara merece um pouco mais de descrição, já que é o locus deste estudo. Melhorar a descrição com sua história, característica, número de visitantes, localização, etc... A análise está bem detalhada e alcançou os objetivos propostos. Deve-se incluir, nesta pesquisa, as implicações deste estudo para a acadêmica e, principalmente, para a área de gestão pública. Parabéns! Desejo sucesso a todos!

Foto do Usuário Maria Leonor Marques Martins 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela escolha do tema, que é relevante para a atualidade. O objetivo da pesquisa foi avaliar a percepção da atividade turística com a relação da sustentabilidade na Praia de Jericoacara. Na introdução, seria interessante desenvolver mais os conceitos de sustentabilidade e turismo, pois ficou bem reduzido. Além disso, poderia ter pontuado mais sobre a Praia de Jericoacara, explicando os detalhes desta relação com a sustentabilidade e dando um cenário mais abrangente sobre a motivação da escolha deste lugar para a pesquisa.

Foto do Usuário Jaqueline Silva Da Rosa 09-02-2021 09:50:35

Já no Resumo não se é apresentados todos os itens de uma resumo. Referencial teórico muito sucinto. O método mais adequado a esse artigo é a Netnografia. Sugiro ler Robert Kozinets. Pelos resultados pode-se inferir alguns aspectos: a) O poder público, o empresariado não trabalham a questão da sustentabilidade no nível do turista; b) Não há uma rede estabelecida no turismo que possa sensibilizar os turistas frente a esse tema e c) o turista entendo o que é sustentabilidade? Penso que essas questões deveriam ter sido levantadas no paper.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.