CONTRIBUINDO COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO DESENVOLVIMENTO RURAL: utilização da ferramenta wordcloud para análise da Matriz SWOT em grupos de associações rurais.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 5


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Filipe Oliveira Dos Santos , Jorge Chiapetti

ABSTRACT
O objetivo deste artigo foi de analisar as Matrizes SWOT de onze Associações de Produtores Rurais do Território Litoral Sul da Bahia, utilizando a ferramenta WordCloud, para compreender quais as forças e fraquezas no ambiente interno, bem como as oportunidades e ameaças, no ambiente externo, que representam, em ordem hierárquica de importância, o conjunto de informações relevantes das associações que possam promover o seu desenvolvimento. Os dados foram coletados das Matrizes SWOT, contidas nos relatórios dos diagnósticos participativos de cada associação, elaborados pelos técnicos do Instituto Chocolate no âmbito do Projeto de Apoio a Rede de Associações do Território Litoral Sul da Bahia. As palavras que caracterizavam as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada uma das onze associações foram agrupadas, padronizadas e inseridas na ferramenta WordCloud, a fim de obter a tag de palavras em ordem decrescente de importância. Os resultados procedentes desta análise observaram-se que: as principais forças e fraquezas oriundas do ambiente interno das associações foram união e compromisso, ao passo que as principais oportunidades e ameaças do ambiente externo das associações foram agroindústria e capital. Assim, concluiu-se que o WordCloud é uma ferramenta alternativa que pode auxiliar no entendimento dos principais problemas e oportunidades que permeiam o desenvolvimento rural, sinalizando para as ações a serem desenvolvidas que abarquem a grande maioria das associações. Essas informações são relevantes para o planejamento estratégico e execução de políticas públicas em comunidades rurais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aslei Andrade Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Temos aqui um artigo que tinha um potencial muito grande dado a importância do agronegócio para o Brasil, contudo, já identificamos alguns errinhos de forma no Resumo que nos alertou para outros ao longo do texto. No momento que se conceitua planejamento é afirmado que há ausência de planejamento e capacitação no meio pesquisado. Em verdade, sem capacitação a realização de um planejamento estratégico é inviável. Me chamou a atenção o momento que o artigo menciona o início do planejamento via diagnóstico. Sempre importante mencionar que, de fato, um planejamento estratégico se inicia com um diagnóstico, mas este deve ser feito com base em dados metodologicamente colhidos para favorecer entender onde os esforços precisam ser concentrados. No caso da pesquisa em questão, depreende-se que o planejamento partiu de um diagnóstico feito por agente externo, o que pode trazer uma série de vieses à pesquisa. O fato do projeto ''revolução verde'' ter durado 20 anos demonstra que, de fato, houve um lapso interessante entre as demandas do setor e as necessidades de mudança. O planejamento estratégico é, essencialmente, uma ferramenta de gestão organizacional. Observa-se que é relatado que o DRP analisou a população e problemas da comunidade. Não haveria algum estudo envolvendo o funcionamento (operações e gestão) das 11 associações? É sempre importante informar o método utilizado para levantamento dos dados que preencheram a matriz swot. Reuniões multidisciplinares, questionário aberto, questionário fechado? Isso ajuda a ter uma noção da profundidade das conclusões da matriz. Uma dúvida no início da análise de resultados é se as Associações produzem ou se representam quem produz, porque se for o segundo caso, os produtores não deveriam ter participado do processo? Em termos de gestão estratégica, sua efetividade só se dá com participação voluntária. Forçar os atores a realizar algo não terá resultados em longo prazo como se pode observar estudando a Escola do Poder. Eu sugeriria que o estudo fosse realizado, primeiramente entre os produtores, levado ao nível da associação e, por fim, da sociedade para que o modelo estratégico considerasse todos os aspectos em todos os cenários que envolvem o negócio apresentado.

Foto do Usuário édis Mafra Lapolli 09-02-2021 12:50:35

Prezado autor, parabéns pelo tema. Poderia explorar mais a conexão entre as duas ferramentas, resultando uma maior reflexão dessa interação.

Foto do Usuário José Abel De Andrade Baptista 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pela conclusão do artigo e continuem sempre pesquisando.