Uma Abordagem sobre as Práticas de Governança no Setor Público Relativas ao Gerenciamento de Risco, Auditoria e Controle Interno Aplicados à Gestão Patrimonial: Um estudo de caso em um Instituto Federal de Educação.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 240


Certificado de publicação:
Certificado de Camila Martins De Freitas

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Camila Martins De Freitas , Dimmitre Morant Vieira Gonçalves Pereira , José Jassuipe Da Silva Morais

ABSTRACT
Diante das novas práticas de gestão associadas à corrente da New Public Management - NPM exigindo que a administração pública repense suas práticas e formas de gestão, a fim de reexaminar seus processo e resultados, surge a governança pública enquanto estrutura e ferramenta de gestão, desenhada para garantir que os resultados almejados pela sociedade sejam definidos e alcançados.  Assim, essa pesquisa consiste em um estudo de caso que, no primeiro momento, se propõe a delinear os contornos da gestão patrimonial. No segundo momento, dada a emergência da governança pública como instrumento para as práticas administrativas na atualidade, traz a discussão a respeito da categoria controle, que se constitui em um dos pilares para a governança pública postulados pela IFAC, bem como pelo TCU. Por conseguinte, através da observação direta e com base nas informações coletadas em relatórios, processos, regulamentos internos e demais normativas internas e externas, o estudo visa levantar a aplicação da dimensão controle na gestão patrimonial do IFPB, campus Campina Grande. O estudo concluiu que o mecanismo de controle para a boa governança pública na gestão patrimonial do IFPB, campus Campina Grande, satisfaz parcialmente as exigências da categoria propostas pela IFAC e TCU, necessitando de aprimoramento em diversos aspectos. Existe a expectativa de que com a futura  adesão ao SIADS, em virtude da sua integração ao sistema financeiro (SIAFI), a compatibilidade de informações dê um contributo significativo a esta dimensão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Danilo Rodrigues Guedes 09-02-2021 09:50:35

O artigo aborda um tema que apresenta desafios para os agentes públicos que atuam na gestão do patrimônio público, área que requer controle, sistematização das informações e constante vigilância, portanto toda iniciativa de estudo nessa área é bem vinda. Contudo o trabalho apresenta pequenas irregularidades quanto à formatação, como as diferenças entre os espaçamentos dos parágrafos no decorrer do texto e ainda na seção 3 - O PAPEL DO CONTROLE NA GOVERNANÇA PÚBLICA no final do terceiro parágrafo aparece o seguinte texto: oq significa em amarelo? posso tirar o realce? o que eu achar que está ok. Para os autores (as) deixo o seguinte questionamento: qual o estágio de Governança se encontra o IFPB, considerando o ranking de Governança do último levantamento realizado pelo TCU?

Foto do Usuário Luiz Carlos Da Silva Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Faltou estruturar melhor a metodologia, usando o estudo de caso. Por exemplo, não há caracterização da entidade pesquisada. Como a auditoria interna poderá auxilair no aprimoramento dos processo de governança, de gestão, assim como no gerenciamento de riscos e controles patrimoniais?

Foto do Usuário Ana Luiza Martins 09-02-2021 09:50:35

Não seguiu o template disponível no sie da Convibra

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.