REFLEXÕES SOBRE OS PAPÉIS DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E A TEORIA DA LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 257


Certificado de publicação:
Certificado de Camila da Silva Barbosa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Camila Da Silva Barbosa , Mônica Maria Barbosa Gueiros

ABSTRACT
De forma gradual no decorrer da história, as organizações se tornaram cada vez mais dinâmicas, inovativas e otimizadas. Nessa perspectiva, o capital humano passou a ser o bem mais precioso das instituições, pois através dele é possível mobilizar e usar os recursos de forma coerente ao atingimento dos objetivos estipulados.
Em geral, as empresas necessitam de profissionais de gestão de pessoas para gerir o capital humano de maneira estratégica. No entanto, esses profissionais também devem assumir uma postura holística, de modo a atuar eficientemente nos variados campos organizacionais.
Nessa linha de pensamento, Ulrich (1998) traz à tona a teoria sobre os Múltiplos Papéis da Administração de Recursos Humanos, suscitando que essas pessoas, ou a área como um todo, deveria: administrar as estratégias de RH, como um parceiro estratégico da instituição; gerir a sua infraestrutura, assumindo o papel de especialista administrativo; atuar como defensor dos funcionários, no sentido de administrar a contribuição dos mesmos; e ainda ser agentes de mudança, trazendo transformações à organização.
Olhando, no entanto, para esses papéis apontados pelo autor, entende-se que os mesmos apresentam bastante similaridade quando comparados às características de um líder transformacional, o qual toma como base um relacionamento mais próximo aos seus liderados em prol de o desenvolver para o atingimento de altos níveis de desempenho, ao passo que alinha toda a sua equipe aos objetivos empresarial (PANTOJA, 2005; VASQUÉZ; ANTÓN, 2018).
Sendo assim, o presente trabalho tem como propósito trazer o diálogo entre as teorias supracitadas, levando-nos a identificar e compreender os seus pontos de congruências através do estudo teórico comparativo desenvolvido.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gabriele Girardi 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante, atual. Seu trabalho vem a trazer contribuições acadêmicas e gerenciais. Texxto bem redigido.

Foto do Usuário Natália Ribeiro Correa 09-02-2021 09:50:35

O artigo ficou bom. Está bem referenciado, apresenta amarração das ideias. Sugestão: Vocês poderiam explicar como o artigo foi estruturado na introdução e ser mais impessoal, não usando 1ª pessoa do plural. O quadro ficou interessante, mas está muito grande. Acredito que seria mais interessante um quadro com as principais comparações e o resto poderia ficar em forma de texto mesmo. O que vocês sugerem para pesquisas futuras nessa mesma temática? Parabéns!

Foto do Usuário Evelyn Da Costa Moreira Barbosa 09-02-2021 09:50:35

Artigo pautado em referências, tema super relevante para qualquer época,mostrando a importância das estratégias de liderança que refletem nos resultados organizacionais finais. Parabéns.

Foto do Usuário Leila Beatriz Hersing Costa 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem escrito, pesquisa bastante interessante e com tema de extrema relevância. Liderança é, de fato, um assunto que merece muitos estudos pela sua importância nas organizações. A tabela que apresenta as congruências entre as teorias ficou muito boa, um pouco extensa mas bem detalhada, o que é bom para um estudo deste tipo na minha opinião.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.