RELAÇÃO ENTRE MÉTODOS ÁGEIS E ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA: PROPOSTA DE UM MODELO TEÓRICO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 245


Certificado de publicação:
Certificado de Miguel Rivera Peres Junior
Certificado de Miguel Rivera Peres Junior

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Natália Evelin José Maria Da Silva , Miguel Rivera Peres Junior

ABSTRACT
o gerenciamento de projetos tem sido uma ferramenta largamente utilizada  pelas organizações. Nos últimos anos, no entanto, as metodologias tradicionais de gestão de projetos têm se mostrado limitadas para lidar com a incerteza e a complexidade atuais. Nesse contexto, surgem os métodos ágeis de gestão de projetos para tentar suprir essas deficiências. Outro esforço organizacional que também surge contemporaneamente é o de procurar adotar métodos, práticas e estilo de tomada de decisão gerencial usados para agir de forma empreendedora que, convencionou-se denominar de orientação empreendedora. Uma organização que possui orientação empreendedora proporciona, a seus colaboradores, meios de serem mais inovadores, o que, também, vem a ser uma vantagem competitiva. Este artigo tem por objetivo analisar a relação entre métodos ágeis e orientação empreendedora por meio de uma revisão de literatura. Ao final é proposto um modelo teórico que ilustra essa relação entre os métodos ágeis e orientação empreendedora, que aponta que há uma relação bidirecional entre esses dois construtos. Estudos empíricos posteriores são recomendados a fim de validar o modelo proposto.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tatielle Menolli Longhini 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem estruturado e bem escrito. Temática pertinente.

Foto do Usuário Eduardo Zeferino Maximo 09-02-2021 09:50:35

Introdução: Está bem definida e demonstra onde o pesquisador que chegar, mas falta o método que irá usar para chegar ao seu objetivo Metodologia: não foi descrita a metodologia adota para a realização da pesquisa. Revisão da literatura: Avaliar o uso de pouca referencia do assunto, ainda mais se tratando de um revisão de literatura com o intuito de criar um modelo teórico. Resultados: os resultados ficaram de difícil avaliação, visto que não foi definido o método usado. O Artigo demonstra um ótimo potencial, havendo a necessidade principal descrição do método, para realizar uma melhor definição e apoio dos resultados.

Foto do Usuário Katia Duarte Magalhães 09-02-2021 09:50:35

Artigo interessante, bem escrito - gestão de projetos se implementada em MPE poderia provavelmente gerar agilidade e melhoria de performance. Este conteúdo poderia chegar à micros e pequenos empresários.

Foto do Usuário Maria Paula Merlotti 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresentou de forma clara e abrangente as dimensões dos métodos ágeis e da orientação empreendedora, com razoável revisão de literatura do assunto. No entanto, não restou claro o método utilizado para chegar à conclusão das relações unidirecional ou bidirecional entre as dimensões apresentadas. Uma sugestão para enriquecer o trabalho seria citar casos práticos onde instituições privadas e/ou públicas com alto grau de empreendedorismo e inovação e que utilizam os métodos ágeis ou que através dos métodos ágeis incrementaram seus índices de empreendedorismo e inovação. Pergunta: Como relacionar os conceitos de agilidade como habilidade de uma entidade segundo Conforto (2016) com a dimensão de autonomia da orientação empreendedora?

Foto do Usuário Everton Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O assunto é altamente atual. De uma maneira geral foi bem apresentado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.