INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: O PERFIL DAS STARTUPS BRASILEIRAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 322


Certificado de publicação:
Certificado de Marcela Barbosa de Moraes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Francisco Kenedy Quinderé Aquino , Marcela Barbosa De Moraes , Cleyton Dias De Carvalho

ABSTRACT
A sustentabilidade apresenta-se como uma necessidade social. Seu sistema de ensino baseia-se no ensino, na pesquisa e na extensão. É notória a necessidade de evidenciar as práticas de sustentabilidade como um caminho viável de soluções para os grandes problemas que assolam o planeta, as empresas precisam desenvolver, portanto, práticas sustentáveis como forma de mostrar seu comprometimento com esse processo de mudança social. As empresas com estruturas e modelos de negócio tradicionais apresentam limites em atender os parâmetros da sustentabilidade. Neste contexto surgem as startups que, ao adotarem negócios inovadores podem estruturar modelos de negócios a partir dos conceitos de sustentabilidade. Assim, o presente artigo tem por objetivo o perfil das startups brasileiras segundo os critérios da sustentabilidade. A referida pesquisa foi do tipo descritiva, de caráter qualitativo, uma vez que explorou e proporcionou maior familiaridade com o tema proposta. Por sua vez, foi realizada através do instrumento Revisão bibliográfica e Pesquisa Documental, pois foram utilizados como fonte de pesquisa livros, artigos e revistas científicas, assim como dados oficiais. Como conclusão, chegou-se ao entendimento de que startups possuem maior potencial e capacidade de se adequarem aos critérios de sustentabilidade, uma vez, que são mais dinâmicas e inovadoras.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Raquel Antônia Sabadin Schmidt 09-02-2021 09:50:35

Atende os requisitos básicos, alguns aspectos podem ser melhorados no tocante ao conceitual.

É um bom trabalho, tem uma abordagem qualitativa, contudo é possível aprofundar ainda mais no tema, atende à metologia exploratória, mas enriqueceria com outras abordagens.

Foto do Usuário Jeciléia Batista Barbosa 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito atual e interessante, parabenizo pela escolha. Sugiro que sejam utilizados mais materiais de pesquisas, pertinentes ao tema, afim de ilustrar melhor o conteúdo proposto.

Foto do Usuário Rocio Dell Oro 09-02-2021 09:50:35

É um artigo super atualizado e relevante neste entorno onde a sustentabilidade representa uns dos pilares máximos na cultura das organizações, especialmente se tratam-se daquelas que são startups. Considero um ótimo trabalho!

Foto do Usuário Levi Cunha Braga 09-02-2021 09:50:35

Olá queridos autores! Parabéns pelo trabalho. Trago algumas observações para ajudar na evolução da pesquisa. O resumo está bem escrito e traz todas as informações necessárias. O referencial também está bem escrito e cita os principais autores dos estudos em Inovação (Schumpeter e Peter Druker). Sugiro que acrescente um tópico para resultados e discussões. Quais foram as limitações da pesquisa? Senti falta dessa informação nas considerações finais.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.