A AVALIAÇÃO FORMATIVA E SUAS VANTAGENS NAS AULAS DE ADMINISTRAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 4


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Alison Henrique Mota Pereira

ABSTRACT
O presente artigo tem como o seu objetivo geral, apresentar a avaliação formativa e os seus benefícios vistos no processo do ensino aprendizagem nas aulas de administração de empresas no ensino superior. Para responder a esse objetivo geral, foi feito os objetivos específicos, que são: Conceituar o que é avaliação; Analisar o que é a avaliação formativa nas aulas de administração de empresas; Apresentar as principais vantagens da avaliação formativa nas aulas de administração de empresas no ensino superior. O artigo foi elaborado por meio de uma análise de oito textos, nos  quais sete são disponíveis em biblioteca e um na internet. Com isso, procurou-se investigar e compreender como a avaliação formativa pode intervir de forma considerável nos processos de ensino aprendizagem do curso de bacharel em administração de empresas no ensino superior. A metodologia adotada na pesquisa foi feita através de uma revisão de literatura. Assim, os resultados que foram obtidos comprovaram a importância da avaliação formativa com o intuito de auxiliar os professores e os alunos no estudo sobre a administração, e assim abrirem seus horizontes possibilitando uma maior compreensão necessária na execução de suas atividades e a superação das dificuldades encontradas ao longo do percurso da aprendizagem. No caso, isso caracteriza a avaliação formativa como um ato de forma contínua e assim voltado para o futuro, no qual tem o objetivo de identificar até que ponto as informações transmitidas em um dado período, foram compreendidas de modo satisfatório e assim detectar quais são as estratégias e atitudes a serem adotadas para a superação dos obstáculos que impediram a captação dos conteúdos estudados, objetivando a melhoria da compreensão da disciplina estudada pelos alunos e a qualidade do profissional que está em formação.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação Formativa. Ensino Superior. Administração.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Vitor Germano Bortolini Giongo 09-02-2021 12:50:35

O tema é muito relevante para a educação em todos os níveis. O referencial teórico é bem distribuido, porém sinto falta de aprofundamento maior relacionado ao tema proposto. Poderia alterar o termo "administração de empresas" para quaisquer outros temas que continuaria valendo. Seria melhor modificar o tema para "A importância da avaliação formativa no ensino superior". Sugiro que o autor faça aprofundamento no assunto através de uma metodologia que não seja apenas revisão de literatura, mas que entreviste docentes e discente, faça uma comparação entre turmas de alunos diferentes a respeito de conhecimento ou até mesmo notas (avaliação somativa).. Apesar de muito bom conteúdo, o artigo acaba sendo genérico e não apresenta novos resultados importantes.

Foto do Usuário Maria José De Lima 09-02-2021 12:50:35

O artigo apresenta alguns defeitos entre o parágrafo final de uma página e a página seguinte, isso pode ser resolvido utilizando os recursos de quebra de parágrafo. Sugiro que seja realizada a correção ortográfica em várias partes do texto, pois apresenta palavras sem espaçamento. Como é revisão de literatura, por que você não utilizou um quantitativo maior de referências bibliográficas?

Foto do Usuário Domicio Moises Guambe 09-02-2021 12:50:35

A avaliação formativa e essencial em todos os sistemas de ensino pois, permite tanto ao docente como ao professor verificar o nível de percecao e de aprendizagem dos discentes.