ARTE QUE SALVA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 5


Certificado de participação:
Certificado de Margarida Aparecida de Oliveira

Certificado de publicação:
Certificado de Margarida Aparecida de Oliveira

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Margarida Aparecida De Oliveira

ABSTRACT
A pandemia de coronavírus e as medidas de isolamento social causou um cenário de crise financeira com graves consequências para o mercado de trabalho e o orçamento das famílias. Inúmeras pessoas tiveram a vida financeira afetada pelos impactos gerados pela Covide-19. A situação foi progressivamente alcançando as famílias afetando-as dia após dia e cada vez avançando e chegando mais perto. As famílias foram impactadas diretamente com a perda de emprego ou diminuição da renda. Outro fator que trouxe mais reflexos na renda foi a flexibilização das regras trabalhistas como alternativa de manutenção de emprego para milhões de brasileiros.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vitor Hideo Nasu 09-02-2021 12:50:35

O tema do trabalho é relevante, destacando-se a confecção de máscaras para uso devido à pandemia da covid-19 como alternativa de renda, por exemplo. Acredito que o objetivo do estudo deva ser inserido de forma mais clara no trabalho, mas a discussão é rica e pode provocar reflexões importantes para as audiências para as quais o trabalho se destina. Obs: No estágio atual, o método não é aplicável. Por isso recebeu uma nota mais baixa.

Foto do Usuário Natiane Guarda Dos Santos Mattos 09-02-2021 12:50:35

O conteúdo do artigo é muito relevante e muito interessante. Achei o trabalho bem coeso e bem escrito, só pontuo alguns erros ortográficos de pequena importância e o objetivo que poderia ter um recorte mais claro.

Foto do Usuário Samuel De Carvalho Pinheiro 09-02-2021 12:50:35

Sugiro maior desenvolvimento e detalhamento da coleta e tratamento de dados. Será que o artigo terá relevância com o passar do tempo? Tem algum desdobramento para estudos futuros?

O assunto do texto é muito importante de ser retratado. Trazer a tona a questão de economia das famílias nesse momento de pandemia é crucial. Sugiro que deixe um pouco mais claro a discussão e o objetivo.

Foto do Usuário Douglas Inácio Fragoso Ferreira 09-02-2021 12:50:35

O tema é relevante a atual discussão do desenvolvimento do trabalho, em épocas de crises é comum novos e velhos trabalhos (re)aparecerem. Entretanto, o devido resumo apresenta certas carências. Observo a falta de estrutura no trabalho, ficaria mais organizado e analítico se estivesse divididos em tópicos. Além disso, a falta de uma metodologia deixa um pouco confuso onde pegou as falas e relatos. Como também é visto afirmações sem citações no começo do texto, como chegou a estas ideias? Ademais, sugiro algumas indagações como abordar o antes, durante e pós pandemias para esses trabalhos artesanais. Houve alguma mudança? Se estabilizou a demanda? Outro ponto que acredito que seja importante é se isso seria um efeito positivo ou negativo? Por fim, sugiro a leitura de seguintes referencias para ajudar no melhoramento da pesquisa: GORZ, André. Metamorfoses do trabalho: crítica da razão econômica. São Paulo. Annablume, 2007.

Foto do Usuário Aline Santos Castro 09-02-2021 12:50:35

O título do trabalho chama bastante atenção e instiga nossa curiosidade para entender como a autora discorre sobre tal temática. Aquém de alguns deslizes técnicos e normativos, o conteúdo é interessante e levanta um tema que passa despercebido na maioria das vezes. Poderia ter bases mais sólidas em sua argumentação e um maior aprofundamento. A autora poderia também apontar alguns outros vieses da temática que melhor justificaria tal título.