INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 257


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Dênio Almeida Carneiro

ABSTRACT
As lacunas deixadas pela incapacidade ou inação do Estado em resolver problemas sociais tem estimulado tentativas da sociedade civil na busca por alternativas práticas que solucionem as necessidades sociais não respondidas pelas instituições governamentais. Assim sendo, visando preencher parcialmente esta lacuna temporal, sintetiza-se a literatura sobre a temática e apresenta-se uma revisão sistemática da literatura (RSL), compreendendo o período de 2000 a 2019, com 24 estudos incialmente, mas ao recorrer ao software VOSviewer para identificar as tendências da literatura e categorizá-los tematicamente, utilizando-se do bibliographic coupling, diminuiu a amostragem final para 23 artigos. Os resultados foram analisados sob duas perspectivas: descritiva e de conteúdo. O tema do empreendedorismo social ganhou importância dentro da academia internacional, atraindo uma onda de atenção de várias disciplinas. Está assertiva pode ser comprovada mediante o destaque de 03 “Special Volumes” (SV) vinculados a seminários internacionais de grande envergadura mundial e a tendência de citações crescentes identificadas na figura 3. 
Analisando-se o cenário geográfico em que foram desenvolvidos os trabalhos desta RSL, observa-se uma concentração de estudos em países da América, com 34%, em seguida países Europeus e Asiáticos com 22% cada. A Oceania e a África tiveram a menor participação, com 11% cada do total da amostra. Deste modo, destaca-se no contexto geográfico, o baixo número de pesquisas em países africanos desta temática que tem um forte apelo social, contraditoriamente, pois dos trinta países mais pobres do mundo, pelo menos 21 são do continente africano (Wikipédia, 2020).   
 Esta revisão sistemática resultou na identificação de cinco clusters ou linhas de pesquisa, objetivando responder as duas questões de investigação proposto por este estudo. São eles: (i) Soluções Sustentáveis; (ii) Sistema Nacional de Inovação; (iii) Inovação e Empreendedorismo Social: Sobreposições comuns; (iv) Inovação e Empreendedorismo Social na base da pirâmide; e (v) Criação de valor social por meio do empreendedorismo. Especial destaque aos Sistemas Nacionais de Inovação como catalisador do processo de inovação a nível mundial. As limitações deste estudo referem-se ao protocolo de pesquisa, que podem ter restringido o número de artigos que constituem a RSL, e ao papel da inovação no empreendedorismo social, como fragmento de umas das questões de investigação, sendo necessário para tal aferição dados empíricos que comprovem esta relação. 

Palavras chaves: Sistema Nacional de Inovação; Bibliographic Coupling.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Teresa Colenci Trevellin 09-02-2021 09:50:35

O tema é atual e interessante. Necessidade de repensar a forma de apresentação das tabelas, fica enjoativo de ler e foge aos padrões de formatação, além do que algumas estão cortadas. Por que usou a palavra conclusão e não considerações finais? Na conclusão, quando aparece objetivo, substituir a palavra é por foi, pois o trabalho está finalizado.

Foto do Usuário André L. Cavalcanti 09-02-2021 09:50:35

O tema é interessante e o estudo está bem fundamentado, porém o número de artigos para uma revisão sistemática me parece abaixo do esperado. Uma sugestão seria utilizar demais termos similares e/ou incluir outras bases como a SCOPUS na amostra. Dessa forma, com um aumento do número de artigos o trabalho poderá ganhar maior relevância.

Foto do Usuário Yan Miguel Lopes 09-02-2021 09:50:35

Sugiro pesquisar outras bases de dados para aumentar a amostra de artigos a serem analisados. Também sugiro a realização de análises mais aprofundadas para qualificar o artigo como revisão sistemática e não um estudo bibliométrico.

Foto do Usuário Pelayo Munhoz Olea 09-02-2021 09:50:35

O artigo com título INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA, teve por objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura (RSL), compreendendo o período de 2000 a 2019 na base de dados Web of Science (WoS). O tema proposto é relevante para a área de estudo e para a sociedade pois pode tratar de questões como a pobreza, doença, analfabetismo, destruição ambiental, abusos dos direitos humanos e corrupção. A pesquisa na primeira rodada encontrou 48 artigos com as palavras Innovation and “Social Entrepreneurship” no título, na segunda rodada com a aplicação de alguns filtros ficaram 24 artigos que foram analisados no software VOSviewer. A revisão sistematizada resultou na identificação de cinco clusters ou linhas de pesquisa, que originou um modelo conceitual que responderam as duas questões de investigação propostas pela pesquisa. São eles: a) Soluções Sustentáveis; b) Sistema Nacional de Inovação; c) Inovação e Empreendedorismo Social: Sobreposições comuns; d) Inovação e Empreendedorismo Social na base da pirâmide e; e) Criação de valor social por meio do empreendedorismo. Se recomenda que o autor troque a terminologia de tabelas para quadros ou figuras, visto que a normalização tabular do IBGE recomenda denominar tabela somente quando houver a predominância de elementos numéricos. A figura 3 está ilegível e a figura 6, modelo conceitual encontrado pela pesquisa, não existe no documento.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.