SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONTRATAÇÕES DA REITORIA DO IFRO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 280


Certificado de publicação:
Certificado de Hélio Souza De Oliveira
Certificado de Caroline Dias Tavares Pinheiro
Certificado de Mateus Gomes Dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Caroline Dias Tavares Pinheiro , Mateus Gomes Dos Santos , Hélio Souza De Oliveira , Jéssica Cristina Pereira Santos

ABSTRACT
Os serviços terceirizados figuram entre os maiores custos no orçamento da maioria dos órgãos públicos e, dentre eles, os serviços de limpeza e conservação são verdadeiramente expressivos. Este estudo aborda as contratações de limpeza e conservação realizadas pela Reitoria do Instituto Federal de Rondônia, sob o prisma das inovações normativas perante as quais a organização foco está submetida, verificando aspectos de redução de custos e de melhoria da qualidade dos serviços, essência da estratégia da terceirização. A organização foco promoveu contratações nos últimos três anos sob a égide de duas normas federais distintas, assim, buscou-se verificar e comparar os resultados obtidos nessas duas contratações, durante o período de três anos, apresentando os aspectos relevantes dos processos dessas contratações. Os dados foram obtidos e analisados por meio de pesquisa descritiva simples e exploratória, coletados em portais governamentais de acesso público, bem como documentos institucionais por meio da Lei de Acesso à Informação. Evidenciou-se que, além da melhoria dos serviços percebida pelo público usuário, a organização otimizou recursos, realizando o dimensionamento adequado da demanda, que no caso do serviço de limpeza é a área física limpa em função da periodicidade e frequência com que os serviços são realizados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aretuza Alves Marcório 09-02-2021 09:50:35

O artigo é bem contemporâneo nas questões da adm. pública como um todo. Há uma limitação nos dados não somente pelo recorte departamental, mas penso que pelo fato dos dados serem secundários. Seria interessante para uma futura pesquisa buscar uma pesquisa com dados primários (entrevistas próprias pelos autores ou aplicação de questionários próprios). Boa explanação do referencial teórico e legislação pertinente Gostaria de ter visto o IMR ser melhor detalhado no artigo. O trabalho não conta com uma pergunta investigação propriamente dita, mas fala de uma problemática atual (a terceirização dos serviços meio nas instituições públicas).Como sugestão para alteração na página 6, último parágrafo, descrever os itens como Proposições da Pesquisa. Embora tenha sido tratado de forma sucinta, foram evidenciados o montante de recursos, o instrumento de mensuração de resultados, enquanto o nível de satisfação dos usuários foi tratado de maneira mais substancial.

Foto do Usuário Darlane Amorim Vieira 09-02-2021 09:50:35

Muito boa a abordagem. Embora seja um tipo de contratação realizada na esfera pública, alguns órgãos não se atentam para o controle criterioso da qualidade dos serviços prestados, bem como a verificação dos valores pagos. Desse modo, o trabalho traz uma contribuição como referência para a fiscalização deste tipo de contrato. Para tanto, caso fosse possível, poderia ser anexado o IMR. Artigo bem estruturado e bem escrito, porém, uma observação diz respeito às poucas referências utilizadas no referencial teórico, além da legislação citada.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.