COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E SEUS EFEITOS NAS TAXAS DE JUROS E CRÉDITOS A BENS DE CONSUMO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 4


Certificado de publicação:
Certificado de Juliane Araújo Cardoso Costa

AUTORIA

Juliane Araújo Cardoso Costa , Elnivan Moreira De Souza

ABSTRACT
O comportamento do consumidor é uma área essencial para tomadas de decisão na área de marketing e administração. Um dos indicadores usados para realizar estudos sobre comportamento do consumidor é o índice de confiança do consumidor (ICC) disponibilizada pela base de dados do governo federal. Este trabalho visa estabelecer uma metodologia de classificação baseada em estatística descritiva relacionado suas influências nos índices de bens de consumo e taxas de juros. É proposto ainda o uso de funções de densidade de massa (FDM) e métodos de análise XY para relacionar um os índices. Os resultados obtidos pela mostra que o ICC influencia os índices de bens de consumo e que a alta confiança indica um otimismo no qual o consumidor está disposto a usar crédito para bens de consumo mesmo com taxas de juros um pouco acima da média, mas inferior a região de classificação como alto de acordo com a metodologia estatística proposta neste estudo. Além disso, o método XY dos índices normalizados por FDM indicam uma relação direta com correlação com tendência linear afim.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Isabela Mendes Da Silva 09-02-2021 12:50:35

O artigo é de suma importância para ajudar a entender o comportamento do consumidor e suas influências nos índices de bens de consumo das taxas de juros.

Foto do Usuário Aline Juriatto Fagundes 09-02-2021 12:50:35

O tema é interessante e gostaria de fazer algumas sugestões para melhorar o trabalho: informar a metodologia utilizada para realização do trabalho no Resumo; realizar uma releitura do texto, para correção de concordância em alguns termos; Pergunta: por que é importante ao Governo Federal tomar decisões sobre o comportamento do consumidor? O contexto é muito interessante, mas como poderia ser utilizado de forma prática pelas organizações no mercado atual?