O estreitamento entre universidade e setor produtivo: esforços traçados em contexto brasileiro

Temas: Administração Pública


Certificado de publicação:
Certificado de Nayara Gonçalves Lauriano

Acessos nesse artigo: 1


AUTORIA

Nayara Gonçalves Lauriano , Rodrigo Gava , Gabriel Sunsi Almada De Abreu

ABSTRACT
Tida como um elemento estratégico para o desenvolvimento de economias nacionais, a inovação vem sendo incorporada como elemento de estratégias, políticas públicas, programas governamentais e legislações formuladas em cenário global. Neste cenário, nas últimas décadas, as políticas de CT&I foram revistas para fortalecer as interações entre conhecimento de base científica e o setor produtivo, a fim de protagonizar novas oportunidades de inovação. Este artigo tem o objetivo de identificar os esforços traçados em contexto brasileiro para o estreitamento da relação entre universidades e setor produtivo como estímulo à atividade econômica via inovação. Para isso, foram reunidas as orientações seguidas pelo Brasil, no que tange as estratégias, políticas públicas, programas governamentais e legislações formuladas nos últimos cinquenta anos. Os resultados alcançados destacam o estabelecimento de um caminho cruzado com a inovação, fundamentado em concepções modernizantes e de diminuição da dependência tecnológica estrangeira, bem como a busca nas instituições de pesquisa, sobretudo, as universidades públicas, um ferramental para o acesso a conhecimentos mais especializados, além disso, mais recentemente, observou-se a realização de esforços para a consolidação de avanços na estrutura legal do país.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Thiago Schirmer Feltrin 09-02-2021 12:50:35

Pesquisa bem estruturada e de fácil compreensão. O texto flui bem. A conclusão poderia ter sido melhor estruturada e acrescentado limitações de estudo e contribuições para novas pesquisas. No geral estão de parabéns.

Artigo muito bem elaborado e fluido, com uma revisão bibliográfica impecável, bastante abrangente e robusta. Dada a metodologia apresentada, análise documental, a conclusão foi coerente e expõe uma visão fundamentada do percurso brasileiro no direcionamento de suas políticas no sentido da integração entre conhecimento científico e inovação como um dos pilares para superar o atraso tecnológico e promover o desenvolvimento econômico do país.

Foto do Usuário Hermes Oliveira Gomes 09-02-2021 12:50:35

Trabalho interessante, porem poderia melhorara a metodologia ao detalhar procedimentos usados, nos referenciais teóricos usados, poderia apresentar pesquisas mais atuais, e nas considerações finais apresentar mais a opinião dos autores com os achados de pesquisas, no mais meus parabéns pelo trabalho.