PEQUENOS E NOTÁVEIS: A TRAJETÓRIA DOS EMPREENDEDORES DA PERIFERIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 6


Certificado de publicação:
Certificado de Debora Aparecida Almeida

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Debora Aparecida Almeida , Sabrina Ribeiro Da Rosa , Dimas De Oliveira Estevam , Sabrina Ribeiro Da Rosa

ABSTRACT
Empreender atualmente, não é tarefa fácil e chama a atenção para preocupações relativas à velocidade da tecnologia e das tendências econômicas. Para se enquadrar nos requisitos de inaugurar um negócio e alcançar sucesso é necessário que se conheça a realidade do desenvolvimento atual em todas as suas vertentes, técnicas, econômicas e sociais. O objetivo deste trabalho é relatar experiências de microempreendedores dos principais segmentos identificados como empresas do município de Curitibanos optantes pelo SIMEI conforme o CNAE (2017). O empreendedorismo é um propulsor de desenvolvimento da economia e de diversificação na ampliação de vagas de emprego, pois tem a capacidade de transformar ideias em negócios e oportunizar realização pessoal e profissional, dessa forma, um dos principais fatores de motivação para o conhecimento, sendo muitas vezes assunto de discussão entre as pessoas. Através do empreendimento torna-se possível colocar uma ideia em prática, gerando emprego e melhorando a vida das pessoas. Em relação ao empreendedorismo o contador é o profissional que pode executar uma tarefa extremamente importante em relação à organização da empresa, à estrutura contábil, da mesma forma que pode realizar o planejamento fiscal financeiro, bem como mensurar e avaliar o retorno do capital investido. A pesquisa foi elaborada por meio de um estudo descritivo de cunho qualitativo e quantitativo e contou com a aplicação de um questionário seguido de uma entrevista com seis   microempreendedores   que relataram seus desafios e dificuldades na arte de empreender.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tatielle Menolli Longhini 09-02-2021 12:50:35

Resumo extenso Os tópicos desenvolvidos no referencial teórico não se conectam, necessariamente, com os resultados Quantas empresas estudadas? Por que tais aspectos foram levantados, sobre os empreendedores? Não houve confrontação de resultados da pesquisa com dados bibliográficos

Foto do Usuário Francisco Carlos Dantas De Matos 09-02-2021 12:50:35

O tema é excelente, mas a introdução não pontua o contexto da pesquisa, problema, objetivo e justificativa. A fundamentação não apresenta literatura recente. O método, neste caso, deveria ser quali. Os resultados não foram apresentados e discutido de forma clara e lógica, por exemplo: a fala do ator poderia ser interpretada pelo autor. A conclusão não sitetiza os resultados de acordo com o objetivo.

Foto do Usuário Natiane Guarda Dos Santos Mattos 09-02-2021 12:50:35

Por que a metodologia adotada foi a de 1999? Por que não houve confronto entre a fundamentação teórica e as respostas dos entrevistados? Minha sugestão é melhorar o fundamento teórico com mais autores internacionais e mais recentes, aprimorar a metodologia com uma base mais recente e confrontar as respostas dos entrevistados com a literatura para poder levar a uma conclusão. Também é importante deixar o objetivo bem claro com uma introdução mais ''limpa''.

Foto do Usuário Katia Duarte Magalhães 09-02-2021 12:50:35

Artigo de leitura fácil, interessante. Todos as publicações feitas após pesquisa direta com empreendedores são relevantes.

Foto do Usuário Luciana Tupinambá Dessy 09-02-2021 12:50:35

Tema de extrema importância para o cenário nacional, muito bem escrito e com uma bibliografia atualizada, porém poderia diversificar no quantitativo dos pesquisados (amostra), visto que é uma amostra com características bem diversas.

Foto do Usuário Cemyra Diniz Nascimento 09-02-2021 12:50:35

Senti falta apenas de uma amostra maior para dar mais credibilidade nos resultados.