Os desafios do Processo Sucessório na Empresa Familiar: um estudo de caso no setor de pesquisas de mercado.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 210


Certificado de publicação:
Certificado de Thatiany Soares da Silva
Certificado de Thatiany Soares da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Thatiany Soares Da Silva , Ana Lúcia Neves De Moura

ABSTRACT
Este estudo teve como objetivo analisar o processo sucessório na empresa familiar e seus principais desafios. As empresas familiares têm um papel socioeconômico de destaque no Brasil e no mundo, pelo seu impacto na economia e capacidade de oferta de emprego. Contudo, a taxa de mortalidade dessas empresas é elevada, em parte por não conseguirem dar continuidade às atividades após o afastamento do seu fundador. Nesse contexto o planejamento do processo sucessório é um passo importante para assegurar o futuro da empresa familiar. O estudo tem caráter qualitativo, no qual se analisou o caso de uma empresa familiar pernambucana de pesquisa mercadológica, com a realização de entrevista semiestruturada e pesquisa documental. Constatou-se que a Alpha Pesquisas está passando por um processo sucessório não planejado, em função do súbito afastamento do fundador por motivo de saúde. Os resultados mostram desafios como: impasse na divisão de funções entre os Herdeiros; questões relacionadas a poder; divergências de opinião referentes a decisões estratégicas; resistência a mudanças. Aspectos positivos também foram identificados: compartilhamento de atividades entre os herdeiros, criando laços de cooperação; proposição de mudanças na gestão; aceitação dos colaboradores e clientes; e o interesse em dar continuidade ao legado do fundador.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andreza Rodrigues De Araujo 09-02-2021 09:50:35

O tema é bastante relevante e importante no contexto empresarial atual, mas algumas partes do artigo não ficaram muito claras, principalmente os métodos utilizados, além disso, os resultados poderiam ter sido acrescidos de quadros ou figuras que deixassem a leitura menos cansativa, o que impactou também nas considerações finais que ficou um pouco solta. Mas, gostei muito da proposta da pesquisa, fazendo alguns ajustes, ficará ótima!

Foto do Usuário Lucilaine Pascuci 09-02-2021 09:50:35

O artigo aborda tema relevante, em contexto organizacional pouco estudado. O trabalho é bem escrito e desenvolvido. Visando o aprimoramento do trabalho sugiro: rever a abordagem da analise de maneira a destacar os principais aspectos identificados, ao invés de responder a cada pergunta apresentada ao entrevistado. Igualmente, sugiro que seria muito valioso para o paper incluir uma segunda entrevista de maneira a ter a posição de mais de um componente da empresa, que permitisse correlacionar os achados. Questionamento: Em que extensão a formalidade ou informalidade da gestão tem implicações no processo de sucessão?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.