TRÍPLICE HÉLICE: INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO INSTITUCIONAL NO CENTRO DE INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 259


Certificado de publicação:
Certificado de Gustavo Cesar Pereira de Santana

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Giselly Karine De Souza , Gustavo Cesar Pereira De Santana

ABSTRACT
O escopo principal do trabalho foi buscar identificar aspectos organizacionais que caracterizam a universidade como sendo uma instituição empreendedora e com isso favoreça a um ambiente de inovação. O desenvolvimento do estudo por meio de pesquisa bibliográfica e documental possibilitou identificar possíveis ações na universidade que possuem características empreendedoras. O centro acadêmico escolhido para o estudo foi o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn - UFPE). Verificou-se que o CIn-UFPE é demarcado em sua estrutura por viabilizar o processo inovativo, também como possui em sua cultura e estrutura organizacional com alguns aspectos que o tornam um centro acadêmico empreendedor. Através do embasamento da Hélice Tríplice e das leis de inovação apontam-se aspectos que propiciam um ambiente relevante ao exercício do empreendedorismo, o que beneficia os atores envolvidos: indústria, governo e a própria universidade no incentivo em pesquisas, gestão do conhecimento, e iniciativa corporativa resultando no papel protagonista no desenvolvimento social e econômico nacional, com isso o artigo propõe a análise de como as ações contextualizadas no CIn-UFPE são executadas e se elas propõem, ou de fato, permitem um ambiente benéfico à prática da inovação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Tema muito relevante e os resultados contribuem para a área do conhecimento. Ao tratar na introdução sobre interações por meio de arranjos e cooperação, como sugestão, recomendaria abordar as formas de articulação e coordenação entre o governo, empresas e instituições de ensino no contexto dos arranjos institucionais. Como pergunta, gostaria de saber quais arranjos institucionais tem contribuído para o desenvolvimento e caracterização do objeto do presente estudo como empreendedor e inovador?

Foto do Usuário Ana Micheline De Sousa Silva 09-02-2021 09:50:35

Importante estudo, atual, bem definido e apresentado. Evidencia o sucesso da integração de atores, cada um contribuindo com seu respectivo know-how, para o desenvolvimento da sociedade. Parabéns! Sugestão: promover a divulgação de cases de sucesso, como este, estimulando outros gestores públicos a formarem novas hélices tríplices, em que os benefícios são mútuos. Pergunta: quais os maiores desafios, de um centro como o Cin, para se consolidar como um centro de excelência, junto aos parceiros?

Foto do Usuário Leandro Rodrigues Da Silva 09-02-2021 09:50:35

É importante ressaltar na introdução os objetivos geral e específicos, bem como a problemática da pesquisa. Qual foi a contribuição prática para o caso apresentado?

Foto do Usuário Ana Claudia Da Rosa 09-02-2021 09:50:35

Artigo adequado, bem estruturado e fundamentado, adequado para apresentação no evento

Foto do Usuário Karla Roberta Santos 09-02-2021 09:50:35

Trabalho adequado para este evento. Segue as normas e está bem escrito.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.