CONTABILIDADE ELEITORAL: avaliação do processo de prestação de contas eleitorais dos candidatos ao senado de Minas Gerais do ano de 2018.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 237


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Roanjali Auxiliadora Gonçalves Salviano Araújo , Othon Pereira De Mello , Marizete Aparecida Souza , Amaro Da Silva Júnior , Paulo Emídio Lopes Gaetani

ABSTRACT
A contabilidade eleitoral busca dar transparência a todos os procedimentos realizados durante a campanha eleitoral, ela deve ser realizada de acordo com o Manual de Contabilidade Eleitoral: da Teoria à prática e o Manual de Prestação de contas de Campanha Eleitoral (MPCE), elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A prestação de contas é obrigatória para todos os candidatos que disputam algum cargo eleitoral, e deve ser feita mesmo que não haja movimentação financeira durante o período eleitoral, seu principal foco é relativo aos gastos para que não ocorram vantagens entre os candidatos são estabelecidos limites de gastos de acordo com o cargo disputado. O presente trabalho tem como finalidade analisar as prestações de contas dos candidatos ao senado de Minas Gerais e identificar os procedimentos para registrar a escrituração contábil, dos gastos, receitas e despesas. Esta pesquisa se classifica quanto aos objetivos como explicativa, quanto à abordagem do problema como qualitativa e quanto aos procedimentos como bibliográfica, documental e estudo de caso. Os contadores devem realizar a escrituração contábil de forma correta, conforme a legislação eleitoral, e o Conselho Federal de Contabilidade estabelecem no MPCE. A análise realizada evidenciou que os candidatos atenderam os requisitos legais evidenciados pelo TSE.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amilson Carlos Zanetti 09-02-2021 09:50:35

Bem redigido e apresenado.

Foto do Usuário Gabriela Ribeiro Bento 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho, parabéns. O tema é muito relevante para a sociedade! Pesquisa bem estruturada e ótima apresentação dos resultados.

Foto do Usuário Leandro Félix Vieira 09-02-2021 09:50:35

A temática é relevante e atual, discorre sobre aspectos de grande valia principalmente por contribuir com estudos futuros, visto ser uma temática nova e pouco abordada, esta estruturado corretamente. Qual o papel do contador no que tange a notas e ou documentos ilícitos? Caso seja apresentado qualquer documento ( notas, recibos ) ilícitos, não identificados pelo contador e identificados por uma eventual auditoria, existe alguma punição para o contador ?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.