MARKETING ESTRATÉGICO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE DE CASO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 234


Certificado de publicação:
Certificado de Juliana Mendes Barbosa de Araújo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luana Oliveira Silva , Juliana Mendes Barbosa De Araújo , Hélio Ponce Cunha

ABSTRACT
O Brasil vem dando atenção aos negócios internacionais, particularmente às exportações de serviços. Assim, o presente artigo apresenta como tema: “marketing estratégico e internacionalização de micro e pequenas empresas”. Ele tem como objetivo entender quais ferramentas do marketing estratégico as micro e pequenas empresas utilizam após a exportação de seus serviços. Para a isto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e uma análise de caso no Koala Estúdio, em Feira de Santana - BA. Metodologicamente, foi uma pesquisa aplicada. Após a fase exploratória se utilizou a pesquisa qualitativa e explicativa. Durante as investigações, pôde-se notar que o marketing boca a boca é amplamente utilizado pelas micro e pequenas empresas, mesmo que elas não saibam a sua teoria. Surgiram pontos que merecem atenção e que foram sugeridos para futuras pesquisas em micro e pequenas empresas, no que se diz respeito ao âmbito do marketing internacional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eric Cohen 09-02-2021 09:50:35

Artigo interessante e oportuno, voltado para a internacionalização das PMEs, que normalmente não recebem muita atenção por parte dos pesquisadores da área. Sugestão de atualizar as referências, e identificar trabalhos empíricos, mais recentes, que investigam a questão e testam os modelos conceituais. Bom trabalho!

Foto do Usuário Felipe Marino Da Costa 09-02-2021 09:50:35

Gostei bastante do tema, muito relevante e atual. Um ponto a melhorar que destaco é na exposição do histórico de internacionalização de empresas, o histórico para em 1990, senti falta de um contexto mais atual.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.