Inferências sobre o método PWYW aplicado a consumidores pobres: Revisão de literatura e uma agenda de pesquisa.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 251


Certificado de participação:
Certificado de Morgany Leite dos Santos

Certificado de publicação:
Certificado de Morgany Leite dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Morgany Leite Dos Santos , Eduardo Camilo Da Silva , Ana Raquel Coelho Rocha

ABSTRACT
Este trabalho propõe a aplicação do método de precificação PWYW (Pay What You Want) em experimentos com consumidores pobres. O PWYW é um método em que o consumidor escolhe o quanto, e se quer pagar pelo consumo (Kim, Natter e Spann, 2009). Fazemos uso do conceito de pobreza que ultrapassa os limites estabelecidos pelas condições econômicas do indivíduo para estabelecer relações entre o método e o grupo consumidor investigado. O consumidor pobre é caracterizado no estudo partindo-se da literatura que trata do consumo na base da pirâmide e da pobreza. Aqui, articulam-se discussões sobre a relação entre conceitos pertinentes aos temas estudados, que dão origem a uma agenda de pesquisa que propiciem estudos empíricos sobre a relação entre os temas. Espera-se que tais discussões e propostas contribuam para a diminuição de lacunas teóricas em estudos futuros, especificamente no que compete ao comportamento do consumidor pobre diante do método PWYW.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eduardo Soares Jangutta 09-02-2021 09:50:35

Boa escolha do tema e reflexões relevantes quanto ao consumo e principalmente acerca da ênfase dada na base da pirâmide que configuram uma parcela significativa de consumidores. Meu questionamento, é se você acredita que o perfil egoísta está alinhado com as pessoas pobres? Visto que a aversão a perdas é algo ligado ao acúmulo de capital.

Foto do Usuário Gabriel Draia Vieira 09-02-2021 09:50:35

O trabalho foi muito bem construído e é relevante devido à recente expansão da utilização de experimentos nas pesquisas sociais, mais especificamente a utilização de Randomized Controled Trials (RCT) nas ciências sociais, conforme citado no trabalho que faz referência aos atuais prêmios Nobel de economia. A argumentação foi muito bem construída atendendo ao objetivo do ensaio. Cabe ressaltar como ponto forte do trabalho a profunda discussão a respeito das perspectivas teóricas de pobreza e a utilização de dados bibliométricos na revisão da literatura da precificação PWYW. Como sugestão para os autores seria a aplicação de metodologia bibliométrica na revisão da literatura de pobreza também. A pregunta que deixo para os autores é relativa à provocação no leitor de questionamentos a respeito da utilização de experimentação nas pesquisas em ciências sociais. Por se tratar de um tema novo e emergente no campo da pesquisa de ciências sociais, o grupo possui outros estudos ou participa de grupo de pesquisa referente ao tema? Caso afirmativo, os autores já pensaram em divulgar os estudos e os trabalhos do grupo de estudos à comunidade acadêmica, de modo a permitir o intercâmbio de conhecimentos com outras instituições, aumentar a massa crítica e solidificar a metodologia nesse campo da pesquisa?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.