AS MUDANÇAS SOCIAIS E O CRESCIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PRATICADO POR UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Acessos neste artigo: 228


Certificado de publicação:
Certificado de Daniele Adelaide Brandão De Oliveira
Certificado de Stênio Lima Rodrigues

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Stênio Lima Rodrigues , Zaila Maria De Oliveira , Alessandro Dos Santos Silva , Daniele Adelaide Brandão De Oliveira , Adalberto Benevides Magalhães Neto

ABSTRACT
Este trabalho tem como objetivo geral identificar as ações de desenvolvimento sustentável que são decisivas para as estratégias de crescimento no Sistema Cooperativo de Crédito - SICREDI.  Do ponto de vista metodológico o presente trabalho se apresenta como um estudo de caso único de natureza exploratória e qualitativa, com a intenção de analisar a interveniência do tema desenvolvimento sustentável na construção do planejamento estratégico da organização. A pesquisa foi realizada a partir do acesso, análise e compreensão dos relatórios de sustentabilidade apresentados pela empresa no período comprendido entre 2015-2019, com ênfase nos relatórios de 2015 e de 2019. Nesses relatórios se procurou identificar sua estrutura, as menções a temática sustentabilidade e as ações centradas no desenvolvimento sustentável que a empresa aponta. Embora a pesquisa demonstre que os assuntos relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável tenham grande relevância na construção do planejamento estratégico da organização e na tomada de decisões de sua execução, fica evidente que as ações se pautam em situações internas de pequena extensão e que não sugerem relação íntima com a concepção do cooperativismo de crédito, aproximando-se mais da modernização ecológica que busca unir meio ambiente e economia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Carla Cavalcante Das Chagas 09-02-2021 09:50:35

Temática interessante. Qual a contribuição do trabalho para a comunidade acadêmica?

Foto do Usuário Rosane Maria Seibert 09-02-2021 09:50:35

Estudar o crescimento sustentável das cooperativas é um tema atual e bastante interessante. Analisar um caso a partir do relatório de sustentabilidade trouxe resultados que contribui para o entendimento do funcionamento das cooperativas de crédito. Porém, em determinado momento o artigo leva a pensar que somente o ''pé da sustentabilidade ambiental'' é que será analisado, confundindo um pouco o leitor. Para uma publicação em periódico, sugiro revisar. Além disso, atualmente a ''cultura'' vem sendo tratada como o quarto pé da sustentabilidade, o que também pode ser explorado no estudo.

Foto do Usuário Dulcinda Silva Carneiro 09-02-2021 09:50:35

O artigo possui uma excelente temática, mas torna-se necessário alguns ajustes, principalmente na análise de resultados. Já pensaram em realizar entrevistas com os gestores das cooperativas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.