PASSOU DO PONTO?: Análise da implantação do registro eletrônico de ponto em uma Instituição de Ensino Superior.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 234


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Josimary Conceição De Sousa , Karine Oliveira Viana De Assis

ABSTRACT
A maioria das instituições passa por mudanças organizacionais que impactam a urgente necessidade de adaptação organizacional. A resistência à mudança acaba sendo um problema comum nas organizações, dificultando a implantação de novas tecnologias. Uma das inovações tecnológicas é o registro eletrônico de frequência. Esta pesquisa qualitativa foi realizada na Universidade Federal de Minas Gerais com o objetivo de descrever as mudanças organizacionais ocorridas com a implantação do ponto eletrônico e demonstrar a percepção da alta gestão e de um sindicato dos servidores sobre o assunto. Foram realizadas entrevistas não estruturadas com três servidores da alta gestão e outra com uma representante de um dos sindicatos dos servidores. Foram verificadas resistências à mudança dos servidores técnico-administrativos. Os pontos positivos identificados estão relacionados ao controle e os negativos referem-se a questões de relacionamento. Enfim, apesar da repercussão causada, concluiu-se que a ferramenta proporciona maior controle e transparência para a sociedade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Lúcia Neves De Moura 09-02-2021 09:50:35

O referencial teórico poderia ter abordado as peculiaridades do setor público que tornam os processos de mudança mais desafiadores que no setor privado. Sugiro, ainda, a inclusão de trechos das falas dos entrevistados. Acredito que, embora seja um estudo descritivo, cabe uma análise crítica dos resultados, o que ficou a desejar (talvez pela ausência de um referencial teórico voltado para o setor público). Deixo a seguinte questão: que aprendizado a experiência da UFMG traz para gestores públicos de instituições que estão implantando processos de mudança?

Foto do Usuário Jean Bressan Albarello 09-02-2021 09:50:35

Trata-se de um tema polêmico e repleto de controvérsias e neste artigo os autores apresentam o tema de forma científica e sem sem tendenciosos e nada do tipo, muito bom.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.