Desenvolvimento de cidades sustentáveis – desafios urgentes do nosso tempo

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 6


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

ABSTRACT
Especialmente nas grandes cidades os desafios da crescente urbanização estão se tornando cada vez mais diversos e intensos, exigindo da sociedade uma reflexão profunda e urgente sobre as soluções a serem desenvolvidas para o seu enfrentamento. Cidades com problemas básicos de infraestrutura ainda não resolvidos precisam levar em conta como endereçá-los tendo como pano de fundo a busca pela sustentabilidade econômica, social e ambiental. Trata-se de como desenvolver cidades sustentáveis que se moldam para o futuro, resolvendo problemas do passado que já deveriam ter sido superados, e que agora se tornam emergências do tempo presente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alexandre Hashimoto 09-02-2021 12:50:35

O trabalho apresenta bem os preceitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Nova Agenda Urbana e Programa Cidades Sustentáveis, contudo, acredito que as citações foram de certa maneira repetitivas, o que atrapalha a fluidez da leitura, e por fim, acredito que faltaram exemplos claros de cidades que estão adotando essas estratégias e os resultados que elas estão atingindo.

Foto do Usuário Jessie Coutinho De Souza Tavares 09-02-2021 12:50:35

Inicialmente, é importante ressaltar no abstract o problema de pesquisa, seu objetivo, metodologia a ser utilizada e, caso haja, considerações preliminares da pesquisa. Entendo que o conceito de desenvolvimento sustentável ligado ao Relatório Bruntland já é amplamente conhecido e dispensa citações diretas. Acredito que o trabalho pode ser enriquecido com a menção do referencial teórico pertinente ao tema e uma perspectiva prática referente às cidades sustentáveis, como por exemplo, a menção a uma cidade reconhecidamente sustentável ou a proposição de um modelo que possa ser direcionado às cidades brasileiras.

Foto do Usuário Andrei Giovani Maia 09-02-2021 12:50:35

O resumo (abstract) está incompleto, com ausência de objetivo, metodologia e conclusão. O artigo apresenta-se como uma revisão da literatura exploratória e superficial sobre cidades sustentáveis. O artigo possui partes repetitivas e ausência de abordagens teóricas alternativas sobre o tema. Há também a ausência de exemplos ou casos de sucesso de cidades sustentáveis em nível nacional e global. Sugere-se rever o padrão metodológico das referências.

Foto do Usuário Clarice Araújo Carvalho 09-02-2021 12:50:35

Tema atual, importante a adaptação das ODS para a realidade local e suas possíveis análises. No entanto, faltou indicar claramente qual o objetivo do artigo e apresentar a problematização. A conclusão aborda apenas pontos gerais e não retoma destaques encontrados no desenvolvimento. Assim como nos resultados, enriqueceria o trabalho uma discussão mais aprofundada das ODS refletidas nas PCS.

Foto do Usuário Lara Barboza Canezin 09-02-2021 12:50:35

O desenvolvimento de cidades sustentáveis é algo que não pode ser ignorado, pois, torna-se cada vez mais necessário criar modelos de cidades que visam o tripé da sustentabilidade para que essa sejam autossustentável e dessa forma possa equilibrar as esferas ambiental, econômica e financeira da humanidade. Assim a pergunta é os modelos propostos serão suficientes para ocorrer mudanças significativas?