Gerenciamento Ambiental dos Resíduos de Serviços de Saúde no Brasil: uma Revisão Bibliográfica

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 326


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Daniel Teixeira Camillo , Vinicius Nascimento Rocha , Ruan Brum Camares , Eric Charles Henri Dorion

ABSTRACT
A destinação dos Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) é uma demanda ambiental e social de panorama mundial, por se tratar de uma ameaça crescente ao meio ambiente e a saúde pública. Este estudo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão bibliográfica de literatura, o gerenciamento e destinação final de RSS em hospitais do Brasil. Foi realizado um estudo descritivo, exploratório e bibliográfico, de abordagem qualitativa. A busca foi realizada na BDTD (Brasil), onde foram encontrados 09 (nove) trabalhos entre teses e dissertações. Os resultados obtidos nesta pesquisa sobre o estudo mostra um distanciamento entre a teoria e prática do gerenciamento de RSS nos estabelecimentos de saúde que possuem essa obrigação, seja dos profissionais de saúde, gestores e de colaboradores dessas organizações. A falta de padronização das normas reguladoras, pela diversidade de órgãos reguladores (CONAMA, ANVISA, ABNT), provoca dificuldades de interpretação das demandas pelos estabelecimentos de saúde, responsáveis diretos pelo gerenciamento e destinação dos RSS. Conclui-se que embora a legislação federal brasileira normatize as diretrizes para o gerenciamento dos RSS em todos as UBS, sejam elas hospitais, pronto-atendimentos e demais instituições da área, averiguaram-se inconformidades referentes às rotinas de gerenciamento, devido ao desconhecimento técnico apresentado pelos responsáveis pela elaboração e execução do PGRSS e manejo incipiente dos RSS.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jéssica Rodrigues Szulzevski 09-02-2021 09:50:35

Ótimo artigo, com tema bem relevante sobre a destinação dos Resíduos de Serviço de Saúde. Conta com figuras e gráficos para um melhor entendimento.

Foto do Usuário Denise Ribeiro De Almeida 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem escrito, explorando temática relevante com a utilização de um método ainda pouco explorado no campo da Administração Pública. Os resultados são apresentados de forma bastante analítica contribuindo bastante com leitores interessados na temática. Apenas para fins de aprimoramento, sugiro o detalhamento por parte dos autores da figura 2, por ser ela fundamental no que se refere à replicabilidade do uso do método em outros estudos similares sobre temas diversos.

Foto do Usuário Sabrina Guimarães De Vargas 09-02-2021 09:50:35

A destinação correta dos resíduos de saúde é uma temática de relevância para as organizações públicas, pois estes além de trazerem altos custos para administração pública também trazem danos a saúde. O artigo está bem estruturado e fundamentado, apresentando importantes contribuições teóricas. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.