RELATO INTEGRADO: ANÁLISE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO ELEMENTO DE CONTEÚDO NO BRASIL E NO REINO UNIDO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 227


Certificado de participação:
Certificado de Teresinha Duarte de Lima

Certificado de publicação:
Certificado de Teresinha Duarte de Lima

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Teresinha Duarte De Lima , Alan Santos De Oliveira

ABSTRACT
O presente artigo teve como objetivo identificar como as empresas brasileiras e britânicas participantes do programa piloto do International Integrated Reported Council (IIRC) divulgaram informações de governança alinhadas ao framework proposto. A pesquisa classifica-se como exploratória, qualitativa, bibliográfica e documental, utilizando a análise de conteúdo como técnica de coleta e análise de dados. Foram analisados os relatórios anuais referentes ao exercício de 2015 das empresas dos países mencionados que participaram do programa piloto do IIRC. Para as empresas britânicas que divulgam relatórios com base de referência diversa do ano civil, foi considerado o fiscal year 2015-2016. Os resultados da pesquisa evidenciam diferentes níveis de aplicação da estrutura conceitual nesses países. Percebeu-se que as empresas brasileiras enfatizaram informações sobre ética e relacionamento com os stakeholders, enquanto as práticas de divulgação realizadas pelas empresas britânicas evidenciaram maior clareza quanto a informações de estrutura de liderança e de remuneração. A conectividade de informações de governança com os capitais esteve mais clara em relatórios britânicos, embora a análise de materialidade e concisão seja um aspecto a ser melhorado também entre as empresas brasileiras analisadas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Martin Airton Wissmann 09-02-2021 09:50:35

O artigo abordou de forma interessante o tema, utilizando o princípio da comparação com base na análise de conteúdo. De forma geral as informações, análises e resultados ficaram claramente apresentadas, no entanto, o item Remuneração e geração de valor, poderia se melhor explorado. De qualquer forma, estão de parabéns.

Foto do Usuário Simone Alves Da Costa 09-02-2021 09:50:35

No geral, o trabalho está bem escrito, apresenta referências adequadas e está bem estruturado. A parte de análise de resultados pode melhorar, ressaltando mais a discussão (parte qualitativa, que é a que se propõe a pesquisa) do que a contagem das frequências em si. Na conclusão, evidenciar de forma mais clara as contribuições do trabalho.

Foto do Usuário Antonio Dias Pereira Filho 09-02-2021 09:50:35

O trabalho versa sobre tema atual e relevante. Sua organização é adequada. Destacaria a necessidade de atualizar as referências, incluindo publicações dos últimos 3 anos.

Foto do Usuário Allexandre Lugão Do Nascimento 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante e a forma de pesquisa proposta é adequada. Contudo, carece de atenção nos seguintes pontos: 1) Poderia haver atualização das referências e do estudo, visto que as referências utilizadas, bem como a base de avaliação, estão “defasadas” em 4 / 5 anos. Atualmente, aborda-se muito a questão de ESG, que poderia ser utilizado para dar mais luz ao tema de governança. Quanto a isso, poderiam ser incorporados, inclusive, aspectos relacionados às empresas brasileiras que estão/estavam passando por monitorias internacionais, o que as obrigaram a aumentar a transparência de seus reportes vinculados a riscos. 2) O estudo poderia ter abordado o aspecto do dilema de agência quando traz as diferenças entre o outsider e o insider systems. Poderia contribuir para a diferenciação e apresentação de problemas relacionados a ambos os sistemas, principalmente ao outsider, justamente por trazer esse conflito entre o executivo e o acionista. 3) Ao tratar do aspecto brasileiro, poderia trazer questões relacionadas ao Novo Mercado da B3, justamente por adotarem práticas de governança além das exigidas por lei. 4) A conclusão poderia ter sido mais bem trabalhada, principalmente para denotar as diferenças entre o contexto brasileiro e britânico, com base na pesquisa, além de trabalhar melhor as possíveis relações de causalidade entre o contexto e o que foi observado. As sugestões acima vêm para enriquecer o trabalho que já está em um nível muito bom. Cabe ressaltar os seguintes aspectos positivos: a) Existe uma quantidade boa de referências utilizadas, o que aumenta a relevância e importância do estudo. b) De modo geral o estudo está muito bom, com leitura fluida e bem delimitado/detalhado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.