O MERCADO PINK MONEY E O POSICIONAMENTO DAS MARCAS: Um Estudo Sobre A Percepção Dos Consumidores De Fortaleza/CE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 302


Certificado de publicação:
Certificado de Ana Carla Cavalcante Das Chagas

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ruth Garcia De Aguiar , Renato Ferreira Alves , Maria Neurilane Viana Nogueira , Ana Carla Cavalcante Das Chagas , Dulcinda Silva Carneiro

ABSTRACT
O movimento LGBTQIA+ vem conquistando espaço na sociedade e com isso ganhando notoriedade mercadológica, estabelecendo assim um novo nicho de mercado. O objetivo desse artigo é analisar a percepção do público LGBTQIA+, denominado Pink Money, que representa seu poder de consumo, em relação ao posicionamento de marcas diante desse mercado.  A metodologia desse estudo se classifica como uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa, que objetivou determinar o perfil socioeconômico do consumidor LGBTQIA+ e seu comportamento diante do posicionamento das marcas na cidade de Fortaleza/CE. A amostra foi constituída por 116 entrevistados e a pesquisa realizada com o auxílio da ferramenta Google Forms, por meio das redes sociais. Como resultados, verificou-se que os entrevistados possuem um elevado grau de conhecimento, e investem em novas experiências de vida. Mostrando ainda que as marcas podem influenciar de forma positiva ou negativa ao movimento LGBTQIA+.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Stênio Lima Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

O artigo se trata de uma temática relevante, possuindo escrita fluída, concisa e adequada. Foi realizada alguma ação para disseminar os resultados da pesquisa?

O estudo é super interessante e a temática muito atual. Como sugestão e aprofundamento da pesquisa, seria realização de entrevistas com empresas e consumidores da área.

Foto do Usuário Sara Carvalho Brum 09-02-2021 09:50:35

O estudo aborda de maneira clara um assunto muito relevante e contemporâneo, contribuindo para desenvolvimento de demais pesquisas nessa área. A divulgação dos resultados obtidos na região seria interessante, gerando a possibilidade de incentivar reflexões e ações à respeito da temática por parte de empresas que atuam nessa região.

Foto do Usuário Jacquelaine Machado 09-02-2021 09:50:35

O tema é atual, relevante e abre diferentes vertentes para que seja explorado sob os mais diferentes prismas. Sugiro ajustar a problemática de pesquisa (a pergunta/problema). O uso da palavra ''posicionamento'' confunde o leitor, visto que em geral, a palavra posicionamento é geralmente empregada (no contexto da mercadologia) para discutir posicionamento de mercado e posicionamento estratégico de marca. Assim, caberia ajustar o problema de pesquisa e contemplar no estudo uma discussão fundamentada sobre esta terminologia e sua relação com a proposta que se pretendeu investigar. Sugiro fazer revisão ortográfica/gramatical do texto, já que constatamos a ocorrência de vários erros de português. Pergunta: Porque a pesquisa não contemplou a participação das organizações fornecedoras de produtos e serviços? Seria interessante para obtenção de informações sobre a visão empresarial acerca do público LGBTQIA..

Foto do Usuário Reginne Marcelle Da Cunha Nunes 09-02-2021 09:50:35

O assunto em questão é atual e pouco debatido, o que revela a necessidade de trazer base teórica aprofundada sobre as questões do marketing social voltado ao público que consome esse produto. O artigo tem bastante base de dados e acrescenta bastante nas pesquisas correlatas.

Foto do Usuário Sarah Isabel Resende Silveira 09-02-2021 09:50:35

Ótimo tema que,como já citado, é ainda pouco debatido Trabalho bem construído e relevante!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.