CONSULTORIA EMPRESARIAL EM TEMPOS DE VOLATIVIDADE: ESTUDO DE FRAMEWORKS E ESTRATÉGIAS PARA CONSULTORIAS DE MPEs

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 268


Certificado de participação:
Certificado de Eliandro Pires Guimarães

Certificado de publicação:
Certificado de Eliandro Pires Guimarães

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Eliandro Pires Guimarães , Fernando Hadad Zaidan , Everton Oliveira , Mylena Faria

ABSTRACT
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de construir um modelo para aplicação em consultorias em micro e pequenas empresas de forma orientar a atuação dos profissionais envolvidos, bem como uma ferramenta direcionadora para as organizações. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, exploratória, com a aplicação de um questionário, o qual foi respondido por 23 micro e pequenas empresas. Foi observado, por meio dos resultados da pesquisa de campo, que essas organizações sofrem impactos externos por falta de uma maturidade em relação à visão dos ambientes internos e externos, pilares fundamentais para o desenvolvimento da estratégia empresarial, aliados aos fatores de conhecimento e aplicação das tecnologias e oportunidades advindas da transformação digital. Foram discutidos os resultados dos questionários, os impactos e dificuldades, chegando-se à proposta de um framework o qual demonstra o caminho que essas organizações devem seguir de modo a garantir atratividade e sustentabilidade para o negócio.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Oderlei Ferreira Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Tema com grande relevância frente ao cenário atual. Um possível questionamento seria: Considerando a falta de recursos financeiros, que modelo de contrato de consultoria seria viável neste contexto? Uma consultoria que compartilhe os riscos? Atrelada a resultados? Que considere os recursos on-line? Isso seria viável e praticável?

Foto do Usuário Esdras Antunes Do Nascimento 09-02-2021 09:50:35

O trabalho discute o tema atual, busca conceitos aplicáveis ao contexto, como o VUCA. Metodologicamente apresenta fragilidades quanto a definição da estratégia de pesquisa (ex. estudo de caso), aos critérios para definição da amostragem e aos métodos de coleta e tratamento dos dados. Os resultados são válidos quanto a proposta de um framework, mas restou demonstrar maior consistência e o tamanho da amostra (rever quantitativo) influenciou diretamente na profundidade para uma nova construção teórica. Sugestão: Detalhar os procedimentos metodológicos (método, estratégia, amostra, ferramentas, método de coleta e tratamento dos dados). Pergunta: Qual o referencial teórico balizador para as perguntas da pesquisa, quantas perguntas foram aplicadas e como foram processas as respostas (método de tratamento?

Foto do Usuário Wagner De Almeida Dias 09-02-2021 09:50:35

O tema é atual, presenta fragilidades na pesquisa em relação aos objetivos pretendido. Não está claro que tipo de consultorias seriam mais relevantes para as MPEs

Foto do Usuário Ana Claudia Da Rosa 09-02-2021 09:50:35

Artigo que necessita de revisões, tem potencialidades para o evento, mas é necessário ajustes para publicações posteriores

Foto do Usuário Paulo Sergio Carvalho De Souza 09-02-2021 09:50:35

A proposta traz um tema bem atual, tem um grande potencial ao evento mas precisa de revisão, senti falta de publicações recentes como revistas. O método adotado foi quantitativo, mas segundo Fick (2001, p. 22), o “método quantitativo... formula uma (várias) hipótese(s) que vai ser testada”, nesta pesquisa não temos hipótese, assim pergunto “O método adotado neste estudo, é quantitativo?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.