Os Estilos de Gerenciar de uma Organização do Terceiro Setor: Um estudo em um Centro de Tradições Gaúchas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Acessos neste artigo: 238


Certificado de publicação:
Certificado de Monique Vigil klüsener

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Monique Vigil Klüsener , Jhonatan Da Costa Rosa , Michelle Castanho Machado

ABSTRACT
Este estudo tem como objetivo configurar os estilos de gerenciar da liderança de um Centro de Tradições Gaúchas e suas contribuições para a formação de novas lideranças. Desta forma, o presente estudo caracteriza-se como um estudo de caso a ser realizado em um Centro de Tradições Gaúchas da cidade de Santana do Livramento no Estado do Rio Grande do Sul.   Para atingir ao objetivo realizou-se uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa, onde foram realizadas seis entrevistas com o líder e os liderados que possuíam cargo de liderança dentro dos departamentos da entidade. Além disso por se tratar de um estudo de caso, utilizou-se além das entrevistas, a observação participante e a análise documental. Análise dos dados deu-se através da triangulação e da análise interpretativa. Desta forma obteve como resultado que o estilo de gerenciar da entidade tradicionalista é o voltado para o relacionamento e que a forma com que a liderança age dentro do CTG contribuiu para a formação pessoal e profissional dos liderados, assim formando novas lideranças.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Nilceia Cristina Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

O artigo está bem escrito e atinge o objetivo proposto.

Foto do Usuário Maryana Fonseca Teixeira 09-02-2021 09:50:35

Estudo relevante e de caráter investigativo que ajuda a entender a influência de mecanismos mais pontuais, dentro de uma perspectiva relacional entre lideres e liderados. Os resultados, advindos de uma análise qualitativa, atestam a importância do cuidado dentro do ambiente de gestão de organização do Terceiro Setor. Parabéns aos autores e continuem investindo em análises que admitam tais cenários.

O artigo trabalhou bem a liderança como determinante para o sucesso de uma organização. O terceiro setor é um tema de relevância nos diversos segmentos da sociedade civil e setor privado, voltados para carências e desigualdades sociais. O terceiro setor precisa sobremaneira de organizações que se constituam com bons lideres, de forma a oferecer serviços com qualidade à sociedade. Os Resultados e conclusão estão compatíveis com a proposta do trabalho. A Fundamentação teórica está bem desenvolvida e sustentada por autores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.