PLANEJAMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM TEMPOS DA PANDEMIA DO COVID-19: estudo de caso em empresa varejista do comércio do ES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 218


Certificado de publicação:
Certificado de Késia Zoteli de Oliveira Delevedove
Certificado de Marling Rodrigues Gava Alvarenga
Certificado de Marling Rodrigues Gava Alvarenga

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marling Rodrigues Gava Alvarenga , Késia Zoteli De Oliveira Delevedove

ABSTRACT
No mercado atual ferramentas de planejamento têm sido de grande relevância para os gestores e, no contexto de pandemia em que a humanidade está vivenciando, do coronavírus Covid-19, isso tem se apresentado com maior destaque. Em geral, as empresas, principalmente de pequeno porte, não tem o costume de planejar suas estratégias. Este trabalho vem apresentar o diferencial que um planejamento empresarial tem em momentos desafiadores. Apresentando um perfil de planejamento proativo em que a empresa, objeto de estudo, vem se destacando em tempos de pandemia, aproveitando a tecnologia a seu favor e desfrutando das oportunidades que aparecem.  Desta forma, foi possível evidenciar a relevância de estratégias planejadas e proativas para o cenário de insegurança, de Covid-19

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Natalia Bousquet Batista 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante, no entanto, não há evidências claras de planejamento estratégico abordados nos resultados, de modo que não se pode inferir que as ações de planejamento de curto prazo configuram planejamento estratégico para o negócio. A fundamentação teórica não apresenta base de sustentação para a discussão. É necessária uma revisão ortográfica do trabalho.

Foto do Usuário Aline Francilurdes Nery Do Vale 09-02-2021 09:50:35

Olá, caros autores! Fiz algumas observações com o objetivo de contribuir de forma positiva com esta pesquisa. No resumo, trazer mais detalhes da metodologia, por exemplo, informar que trata-se de uma pesquisa documental e que foi utilizada a entrevista como métodos de coleta de dados. Isso proporciona ao leitor uma visão geral do trabalho. Na metodologia, trazer mais detalhes sobre a entrevista, o roteiro é semiestruturado ou estruturado? Como os autores fizeram para aplicar a entrevista? Trazer nas considerações finais quais as limitações que os autores tiveram para desenvolver a pesquisa, considerando esse contexto de pandemia.

Foto do Usuário Luziana Maria Nunes De Queiroz 09-02-2021 09:50:35

o resumo apresenta-se incompleto e impreciso. O artigo não está bem instruído, importante apresentar a relevância do tema, a problemática e os objetivos a serem alcançados. Necessita de mais embasamento teórico. A metodologia não está direcionada com o contexto do trabalho. Os resultados expõe as ações realizadas, apresentando carência de estruturação de um planejamento.

Foto do Usuário Samuel De Carvalho Pinheiro 09-02-2021 09:50:35

A leitura do artigo está trucada. Sugiro melhorar a estrutura do trabalho e tentar dividir melhor entre o referencial teórico e a metodologia. Sugiro também melhorar a clareza da metodologia, de como foram coletados os dados e como eles foram tratados. O objetivo do trabalho também não está bem delimitado, afinal, qual o objetivo principal ? Não ficou bem claro em um primeiro momento.

Foto do Usuário Joyce Silva Soares De Lima 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bom, aborda um tema bastante atual, porém, há poucas referências. Sugiro que os autores explorem mais artigos sobre o tema e consequentemente utilizem pesquisas atuais.

Foto do Usuário Marcel Ginotti Pires 09-02-2021 09:50:35

Faltou um alinhamento claro entre o objetivo do trabalho e aquilo que foi efetivamente obtido durante a pesquisa. Uma pesquisa qualitativa permite a obtenção de vários insights quando bem desenvolvida, com base na metodologia correta. A conclusão não permite evidenciar a importância do planejamento estratégico, que serviu como um elemento de atração para o estudo. Como pontos relevantes, fica a descrição de que uma empresa precisa adequar-se rapidamente às mudanças ambientais, o que, evidentemente, nem sempre é fácil. Sugiro ainda uma revisão da literatura, que não foi bem efetuada.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.