RELAÇÃO ENTRE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS E ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL DE MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS DO SETOR COMERCIÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO E DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO: uma proposta de modelo conceitual com base na abordagem das Capacidades Dinâmicas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 286


Certificado de participação:
Certificado de Ivanilda Silva

Certificado de publicação:
Certificado de Ivanilda Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ivanilda Silva , Prof. Dr. Denis Forte

ABSTRACT
O objetivo precípuo deste trabalho é desenvolver um modelo conceitual à luz da Visão Baseada em Recurso com base na abordagem das Capacidades Dinâmicas, centrado no argumento de que dentre os diversos fatores que condicionam o desempenho de micro e pequenas empresas, as competências gerenciais, juntamente com a alfabetização financeira empresarial, são recursos internos importantes que ao serem desenvolvidos pelos gestores de micro e pequenas empresas, são capazes de equipar os gestores com um conjunto de ferramentas que pode proporcionar maior desempenho econômico-financeiro às micro e pequenas empresas. Nesse sentido, são elaboradas proposições representadas no modelo conceitual que, em um trabalho posterior, serão transformadas em hipóteses que serão testadas por ferramentas estatísticas por via da Modelagem de Equações Estruturais utilizando-se o programa SmartPLS.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Achei o artigo muito bem organizado, só gostaria de ter uma discussão mais bem elaborada dos resultados obtidos na pesquisa.

Pergunta - Este estratégia já foi utilizada em outros trabalhos similares no Brasil e no exterior ? Sugestão - Apresentar outras características que podem ser relevantes para a construção dos construtos. Acredito que existe referencial teórico na academia para a montagem de um modelo mais robusto

Foto do Usuário Alexandre Franco De Godoi 09-02-2021 09:50:35

Referencial teórico muito bem desenvolvido. O artigo é bem escrito e sua leitura flui adequadamente. O tema é relevante e apresenta contribuições. Outro destaque no artigo é o método e o instrumento utilizado. O SmartPLS é bem apropriado para esse tipo de pesquisa. Um aspecto que sugiro aos autores melhorar é deixar bem claro no texto, especialmente na seção da Introdução, os objetivos da pesquisa e o problema de pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.