Gerenciando Eleições: um sistema complexo em busca de alta confiabilidade

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 258


Certificado de publicação:
Certificado de João Leonardo Angeleti Souza

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

João Leonardo Angeleti Souza , Victor Meyer Jr. , Lucilaine Pascuci , Bernardo Meyer

ABSTRACT
As eleições de um país representam uma das formas que caracterizam e legitimam sistemas democráticos. Contudo, a realização da eleição representa um desafio à gestão da administração pública. Trata-se de um sistema complexo com características especiais que exigem uma gestão marcada pela integração de um plano geral e de operações centradas na interface entre subsistemas diversos e mindfulness. Desafios críticos dessa gestão são os fatores imprevistos e a integração do sistema na busca de confiabilidade do processo e de sua legitimidade. O objetivo deste trabalho foi analisar planos e ações estratégicas adotadas para lidar com o imprevisto nas eleições realizadas de 2012 a 2018 no Brasil. Adotou-se conceitos de complexidade organizacional, estratégia e de sistemas de alta confiabilidade. Utilizou-se como fonte de dados entrevistas, observação participante e documentos públicos. Os resultados revelaram que o planejamento, embora relevante, tornou-se insuficiente para o gerenciamento e concretização dos objetivos estabelecidos. À medida em que o processo eleitoral estava em execução, outros elementos se revelaram importantes à gestão, tais como estratégias emergentes e até mesmo, ainda que em menor grau, improvisação, em resposta à dinâmica do processo e a situações imprevisíveis decorrentes do ambiente, todos gerenciados de forma a se buscar eficácia e confiabilidade do sistema eleitoral.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tayso Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo atinge o objetivo proposto, com referências atualizadas e contribui à prática e teoria da Administração!

Foto do Usuário Luiz Fernando Akio Alves Nagahara 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem elaborado, mas comente alguns erros de formatação na norma do evento. Sugiro rever todas as citações e formatação. Seria interessante conectar melhor o referencial a discussão proposta no final.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.