Gerenciamento de resíduos e educação continuada: Estudo de caso em um hospital veterinário no Rio Grande do Sul

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 252


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriela Dias Dezorzi , Thiago Kader Rajeh Ibdaiwi , Michéli Beatriz Lenz

ABSTRACT
Os estabelecimentos prestadores de serviços de saúde representam uma fonte de riscos à população e ao meio ambiente, devido, principalmente, pela ausência do manejo correto de resíduos de serviços de saúde (RSS). No Brasil, a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 222/2018 e a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 358/2005 são as normas que determinam os critérios para a realização do gerenciamento destes resíduos. Diante do exposto, o objetivo deste estudo consistiu em analisar, de forma qualitativa, com aplicação de um roteiro de inspeção, o sistema de gerenciamento realizado em um hospital veterinário no Rio Grande do Sul (RS), quanto ao cumprimento das normas brasileiras. E ainda, com a utilização de questionários, realizar um diagnóstico quanto a ocorrência de acidentes de trabalho e de capacitações voltadas ao manejo de RSS e verificar a percepção de médicos veterinários, docentes, discentes e funcionários a respeito destes. Dentre as não-conformidades observadas estão a segregação e sacos de acondicionamentos inadequados, falta de identificação nos recipientes, caixas de perfurocortantes com excesso de resíduos e resíduos químicos diretamente sobre o piso. Ainda, constatou-se que 82,5% dos respondentes não receberam capacitação sobre RSS e 86% não recebem educação continuada visando o gerenciamento destes. Além disso, 80% relataram encontrar resíduos descartados inadequadamente e 24% já sofreram acidente de trabalho. A partir destas observações, sugere-se que, de imediato, sejam realizadas capacitações e orientações a funcionários e demais envolvidos sobre o processo de gerenciamento dos RSS, bem como a atualização do Plano de Gerenciamento de RSS do hospital.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fátima De Maria Pestana Dantas 09-02-2021 09:50:35

O artigo está bem estruturado, estando formatado de maneira coerente com o que foi solicitado pelo comitê avaliador, todavia, a parte dos resultados poderia ser explorada melhor visualmente, por meio de fotos, gráficos, tabelas. Como o HVU da UFSM se mostrou em receber as sugestões propostas pela equipe técnica responsável pela redação do artigo?

Foto do Usuário Lúcia Martins Teixeira 09-02-2021 09:50:35

Acredito que poderia ter citado à existência ou não existência da logística reversa que é uma política importante para esse setor. A coleta dos resíduos gerados no local é feito por meio da reciclagem comum ou feita por coletores de resíduos especiais (resíduos da saúde) ?

Foto do Usuário Patrícia Lacerda De Carvalho 09-02-2021 09:50:35

Prezados, Parabéns pelo trabalho. Um dos melhores que avaliei. Minha sugestão é apenas ser mais objetivo, no tocante ao número de informações trazidas. At.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.