METODOLOGIA STEAM ALIADA AO USO E DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EMPRESARIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 261


Certificado de publicação:
Certificado de Jean Mendes Nascimento

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jean Mendes Nascimento

ABSTRACT
Este artigo apresenta uma experiência em gestão de projetos no processo de desenvolvimento e aplicação de jogos didáticos em diferentes disciplinas dos cursos técnicos da área de Gestão e Negócios, sua inserção no processo ensino-aprendizagem e seu impacto sobre as competências comportamentais além da formação técnica. Tendo em vista a obrigatoriedade de atividades práticas no processo de ensino-aprendizagem, as dificuldades enfrentadas por docentes da área que geralmente não possuem laboratórios ou produtos educacionais voltados a sua prática e ainda, a diversidade dos perfis dos educandos impactados pela globalização, pela informatização, e com as demais características apresentadas pelas gerações Y e Z, que habitualmente, tratando de cursos técnicos, misturam-se com alunos de outras gerações, e, por fim, a ampla cobrança do mercado atual em relação ao desenvolvimento de competências comportamentais, surge, então, a necessidade de propostas e metodologias ativas, participativas e contextualizadas que estimule o envolvimento, o protagonismo e autonomia intelectual dos discentes. A metodologia de desenvolvimento e aplicação dos jogos proporciona aprendizagem dos conceitos técnicos, aprendizagem vivencial, relação teoria versus prática e estimula competências comportamentais como trabalho em equipe, criatividade, negociação, raciocínio lógico e liderança.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário James Santos Do Bomfim 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela iniciativa de escrever o ''artigo''. Seguem as minhas contribuições: - Achei o assunto interessante e atual para o desenvolvimento do ensino no Brasil. - Torna-se necessário apresentar a pegunta problema e o objetivo do artigo ainda na introdução do artigo, de forma clara e bem delineada. - Como no tema você cita o processo binomial ensino-aprendizagem acho que as perguntas do questionário poderiam avaliar tanto a experiência vivenciada pelo docente (ensino), como também pelo discente (aprendizagem). O artigo explorou a experiência do discente e não explorou como a utilização da metodologia ajudou o professor na transmissão do conhecimento. Acho que se pode explorar melhor ainda o binômio. - A parte do artigo que precisa de maior atenção é o delineamento correto da metodologia a ser aplicada, pois não foi apresentada como nos moldes de artigo científico. - Das 7 (sete) referências apresentadas apenas uma tem menos de aproximadamente 3 (três) anos. Mais de 85% são referências com mais de cinco anos. É necessário usar mais referências de 2018 a 2020. No mais, acredito que o conteúdo é interessante e se complementado pode ser aprovado em outros congressos acadêmicos.

O tema de metodologias ativas de aprendizagem é um tema atual no processo de ensino-aprendizagem e de grande relevância. Creio que seria de grande valia para a pesquisa, mencionar com mais riqueza de detalhes sobre a aplicação do jogo, criando-se talvez uma cartilha explicativa para que sirva de base para a utilização da metodologia em outras instituições de ensino. Parabéns!

Foto do Usuário Fabiana De Agapito Kangerski 09-02-2021 09:50:35

A metodologia STEAM é um tema extremamente relevante para a necessária inovação na educação. No artigo, alguns pontos poderiam ter sido mais enfatizados, como por exemplo: os tipos de jogos criados e como se relacionaram com o STEAM, como foi desenvolvida a pesquisa de satisfação (tipo de formulário, escala adotada). Sugiro também uma revisão do item 2.4, especificamente na última frase.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.