Processo produtivo disforme: o desenvolvimento tecnológico das indústrias de calçados sintéticos no Brasil

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Teoria das Organizações

Acessos neste artigo: 263


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Pablo Acassio Caetano De Deus

ABSTRACT
O presente artigo intenta identificar o desenvolvimento produtivo no estágio da grande indústria para o subsetor de calçados de plásticos e borrachas. Uma vez que a fabricação com esse tipo de material mostrava-se disforme em relação à indústria de calçados tradicionais. Percebemos que grande parte das pesquisas sobre o setor de calçados focaram na intensiva contratação de mão de obra sob diversos desdobramentos da fabricação, contudo, minimizaram a compreensão para a diferenciação da base técnica produtiva em suas especificidades.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lara Penna 09-02-2021 09:50:35

Texto com alguns problemas relacionados à escrita, como: erros de concordância, alguns trechos escritos na primeira pessoa do plural quando deveria se referir a só um autor, erros de pontuação e frases confusas que deveriam ter sido reescritas – algumas chegando a prejudicar a compreensão. Quanto ao conteúdo, o único problema foi que, de acordo com a hipótese central, deveria ter ficado claro ao longo do texto quando aconteceu a inflexão, caso ela tenha ocorrido, ou se o setor já teria ‘nascido’ como grande indústria; na conclusão, é dito que a hipótese levantada foi verificada, mas toda a exposição de dados e argumentação ficou focada no problema das diferenças entre a fabricação de dois tipos de calçado (de couro ou injetados), enquanto a argumentação em relação à hipótese central ficou em segundo plano. Por conta disso, os dados usados poderiam ter servido para uma argumentação melhor no sentido de comprovar a hipótese. Fora isso, na tabela 2 o total da participação (%) dá 151,6 e não 100. Pergunta: o que significa a variável ‘valor da transformação industrial’?

Foto do Usuário Eduardo Zeferino Maximo 09-02-2021 09:50:35

O texto possui certa fluidez, mas sua metodologia não está detalhada, ficando difícil saber qual o método o autor usou para basear suas evidências, bem como a maneira em que foi pesquisada a sua base de dados para chegar aos resultados. O trabalho focou muito mais em contar como foi o desenvolvimento da indústria de calçados do que na resolução do problema proposto (que não está claro no texto também)

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.