Desenvolvimento de Plano de Marketing Digital para Empresa Varejista Agropecuária

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 251


Certificado de publicação:
Certificado de Eduardo R Mangini
Certificado de Eduardo R Mangini

Certificado de participação:
Certificado de Eduardo R Mangini

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Eduardo R Mangini , Joyce Silva Santos

ABSTRACT
Este presente trabalho possui como tema central o Marketing digital, seu objetivo de estudo é verificar a evolução do market share desde a concepção até a implantação do marketing digital. O método de pesquisa adotado neste trabalho, é o qualitativo, enquadra-se em pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. Para atingir os objetivos deste trabalho foi realizada a implantação do marketing digital na empresa Agrocat, que atualmente trabalha no segmento varejista agropecuário. Após a implantação das ferramentas de marketing digital na empresa, foi possível perceber o aumento da solicitação de orçamentos, realização de pedidos e evolução da taxa de conversão efetiva. Foi elaborado um levantamento sobre o segmento Agropecuário, mostrando a importância de estar inserido no marketing digital. Com a implantação de ferramentas como WhatsApp, Facebook e Instagram foi possível verificar aumento do market share de 17,5% em relação ao ano anterior, o que comprova a eficácia do marketing digital. Por fim, sugere-se para o futuro a contratação de uma empresa especializada em marketing digital para uma reavaliação e melhoria de todo o processo implantado.
Palavras-chave: Marketing. Marketing Digital. Plano de Marketing. Varejo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alberdan José Da Silva Teodoro 09-02-2021 09:50:35

Primeiramente, parabéns aos autores pela proposta de estudo e, principalmente, pela escolha da pesquisa-ação como método de estudo. O mercado carece de pesquisas dessa natureza, já que tal método estimula, e muito, o contato entre conhecimento cientifico e prática empresarial. O trabalho é atual, está muito bem escrito, claro, objetivo, o que resulta em uma leitura agradável. A problematização, aporte literário e os procedimentos utilizados foram retratados. No entanto tenho duas observações: não foi possível observar o desenvolvimento do número de seguidores, curtidas e comentários nas páginas do Facebook e Instagram, e; na conclusão e na introdução, sugiro retratar, de que for este estudo contribui para a academia, já que a contribuição gerencial é evidente. O estudo tem potencial, como proposta: o que os autores consideram sobre a possibilidade de realizar um estudo qualitativo entre os elos deste estabelecimento?, de modo a observar os ônus e bônus obtido mediante ao uso desta estratégia de marketing entre fornecedores, clientes e gerencia.

Foto do Usuário Diego Ventura Magalhães 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela pesquisa e elaboração do artigo. O artigo está muito bem elaborado, de forma clara respeitando o padrão de normalização de trabalhos científicos. Também gostei muito de verificar que trata-se de uma pesquisa ação, no qual, contribuiu de forma direta para a empresa lócus da pesquisa.

Foto do Usuário Ivo Soares Nascimento 09-02-2021 09:50:35

PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELA ABORDAGEM DO TEMA, GOSTEI DA FORMA QUE FOI ACOMPANHADO O OBJETO DE PESQUISA. MINHA CONTRIBUIÇÃO SERIA INDICAR A REALIZAÇÃO DE UM ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS UTILIZANDO AS FERRAMENTAS DE ANÚNCIOS NO INSTAGRAM E FACEBOOK, JÁ QUE AMBOS, SEGUNDO O TRABALHO, NÃO TIVERAM UM BOM DESEMPENHO.

Foto do Usuário Sergio Silva Dantas 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo os autores pelo artigo muito bem escrito e seguindo todas as diretrizes para um trabalho científico. Há de se destacar que foi muito interessante a escolha de um setor (agronegócio) que foge ao usual no estudo desse tema de pesquisa. Também se destaca o uso do método pesquisa-ação e de uma abordagem mais intervencionista, algo tão necessário (e muitas vezes pouco encontrado) em trabalhos da área de Marketing.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.