FATORES IMPACTANTES NO DESEMPENHO E MOTIVAÇÃO DISCENTE: ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 260


Certificado de publicação:
Certificado de Cíntia de Almeida

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Jéssica Luana Da Silva , Cíntia De Almeida

ABSTRACT
A motivação tem sido um fator bastante abordado no ramo acadêmico, a fim de verificar quais seus efeitos no desempenho estudantil em todos os níveis de ensino, por exemplo. Descobrir quais fatores mais afetam os alunos pode ser de importância fundamental para a adoção de métodos que mantenham o nível de motivação alto, trazendo assim benefícios para o estudante e também para a instituição, com reflexos positivos em taxas de evasão, jubilação e reprovações. Tendo por base a Teoria da Autodeterminação, esse estudo objetiva verificar quais os tipos de motivações mais impactam os estudantes do curso de Ciências Contábeis em uma instituição de ensino superior pública no Estado do Ceará. Para isso, foi aplicado um questionário baseado na versão brasileira da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) em um grupo de 115 estudantes. A partir dos dados coletados, realizou-se a análise fatorial exploratória, identificando assim 6 fatores que explicam 66,70% da variabilidade total dos dados, o que ao final do estudo acabou apresentando boa consistência interna. Os resultados revelam que os alunos da amostra encontram-se pouco desmotivados, e que a ''motivação extrínseca por regulação integrada'', que se regula pela experiência social, o bem-estar causado pela oportunidade de pertencer àquele curso e a perspectiva de obtenção de benefícios futuros decorrentes da obtenção do diploma naquela área, é o fator motivacional mais impactante para eles.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Dinaldo Do Nascimento Araujo 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito pertinente devido as implicações normativas e tecnológicas que a área contábil vem passando nos últimos 15 anos. Porém, creio que na análise dos resultados os dados poderiam ser melhores estratificados, uma vez que temos algumas variáveis que nos permitem fazê-lo. Logo, pergunto: Dos participantes da pesquisa, quem mais está desmotivado? Mulheres ou homens? Para ambos (mulheres e homens), os fatores que mais ou menos motivam são os mesmos? Acredito que nas considerações finais a contribuição do trabalho poderia ter maior destaque,

Foto do Usuário Angelica Guerra De Souza 09-02-2021 09:50:35

O tema abordado é relevante para o conhecimento das instituições de ensino, visto que possibilita conhecer melhor seus alunos e saber como proceder no ensino desses. Sugestões: Na questão problema, deveria deixar mais claro em relação a que impactos estão se referindo (...impacto no desempenho em discentes...). Quanto a análise realizar outras discussões em cima dos dados, como por exemplo, quem esta mais motivado (homem ou mulher)? o que mais os motivam?.

Foto do Usuário Jose Arilson De Souza 09-02-2021 09:50:35

Conteúdo com relevante contribuição para a área de pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.