O ERRO CONTÁBIL NOS RELATÓRIOS FINANCEIROS DE EMPRESAS LISTADAS NA B3: UMA ANÁLISE DA ADERENCIA DE SUA EVIDENCIAÇÃO AOS PRECEITOS DO CPC 23.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 330


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Lorena Marques De Sousa , Barbara Nayara Alves Sales

ABSTRACT
Para serem consideradas relevantes e fidedignas, as informações evidenciadas pela contabilidade em seus relatórios, precisam estar livres de erros. Nesse sentido, o pronunciamento técnico CPC 23 define os critérios para a retificação de erros de períodos anteriores, incluindo os elementos necessários em sua divulgação, assim, esse estudo tem o objetivo de analisar o modo como as empresas evidenciam a correção dos erros contábeis em suas notas explicativas, relativas aos exercícios de 2015 a 2018. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva quanto aos seus objetivos e documental, quanto ao seu delineamento. A análise documental centrou-se nas notas explicativas dos relatórios financeiros das empresas e a compilação de dados procedeu-se por meio da elaboração checklist utilizando escores 0 e 1 para apontar o atendimento ou não aos requisitos de evidenciação do CPC 23 e na leitura exaustiva das notas, para análise da interpelação do discurso nelas contidos. Também foi gerado um relatório de frequência de termos, para identificação de palavras-chaves, mas frequentes. Os resultados indicaram que dentre os 149 erros identificados, com média de 3,24 por empresa, a categoria “erros de registro” foi a mais presente (em 100% das empresas), ao passo que só houve um registro de retificação de “erros de apresentação”, “erros de mensuração”. Quanto ao atendimento aos requisitos do CPC 23, houve equilíbrio entre 3 das 4 categorias (em apenas uma houve baixa evidenciação). O discurso presente nas notas é bastante marcado por uma tentativa de suavizar os efeitos dos erros, recorrendo-se a termos similares com menor impacto semântico, e de ressaltar os efeitos positivos das correções efetuadas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Juliana Carolina Lang Meldola 09-02-2021 09:50:35

Temática atual e de grande relevância para o meio contábil

Foto do Usuário Lucas Rafael Torri Mendes 09-02-2021 09:50:35

Precisa de uma Melhoria na atualização na Metodologia

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.