O PAPEL DA CONTROLADORIA NO PROCESSO DE GESTÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 5


Certificado de participação:
Certificado de Hugo Henrique Saullin-Alvaro

Certificado de publicação:
Certificado de Hugo Henrique Saullin-Alvaro

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Hugo Henrique Saullin-Alvaro , Ana Paula Rodrigues

ABSTRACT
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o processo da controladoria e seus resultados econômicos. Os objetivos específicos são estudar o papel da controladoria, analisar a necessidade das informações para a tomada de decisão, e avaliar o orçamento empresarial como indicador das estratégias. A metodologia utilizada é a revisão de literatura. Conclui-se que a Controladoria contribui para que os planos estratégico e operacional garantam a otimização do valor econômico da empresa. Tem também um papel de fornecedora de informações econômicas, do ponto de vista interno à empresa, além de um papel de gestora de sistemas de informações para gestão econômica da empresa. Ajuda, também, disponibilizando sistemas para simulações, conceituando modelos de decisão apropriados e simulando resultados de alternativas diversas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário David Nogueira Silva Marzzoni 09-02-2021 12:50:35

Parabéns aos autores pelo trabalho! A pesquisa tem uma temática atual e importante. Algumas falhas podem ser identificadas. Em particular no que tange a justificativa e contribuição do estudo, em que precisa estar mais aprofundada. É possível explorar mais os resultados de discussão. Qual a contribuição para academia científica seu trabalho oferece?

Foto do Usuário Marcelle Polyane Rodrigues Melo 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pela escolha da pesquisa O Papel da Controladoria no Processo de Gestão, tema bastante relevante ao processo de sobrevivência e continuidade da organização. Sugestões: A controladoria lida com as informações atribuídas tanto da contabilidade financeira, quanto da contabilidade gerencial, importantes ao seu estudo, procure fonte como Érico Eleutério da Luz (2014) da qual faz a perfeita distinção, direcionando-o a controladoria. Ademais, para valorização do seu constructo, faça a opção por citações indiretas, pegando a essência dos autores recentes e estudos anteriores sobre a percepção da controladoria (mínimo três). Sua pesquisa é qualitativa, deixe claro no procedimento metodológico, pois é vago apenas descrever revisão de literatura. Pergunta: Quão é importante para a unidade administrativa organizacional o papel da controladoria? A discussão merece uma atenção do tocante ao papel da controladoria, pois a mesma não toma as decisões na empresa, e sim, as direcionam a quem é devido.

Foto do Usuário Jose Arilson De Souza 09-02-2021 12:50:35

Conteúdo com baixa relevância de contribuição para a área de pesquisa.

Foto do Usuário Alan Rafael Kaiser 09-02-2021 12:50:35

O tema de pesquisa é interessante e se destaca devido à necessidade de utilização por parte das empresas. Pode perceber-se que a profundidade com que o tema foi abordado não é suficiente para convencer possíveis leitores a adotarem os métodos apresentados. Também é interessante aumentar o ''leque'' de funções do controller e da controladoria, expandindo o assunto além do planejamento estratégico, operacional e o do orçamento, mas também com as projeções e análises também elaboradas pela controladoria.

Foto do Usuário Amanda Vitória Vieira Da Silva 09-02-2021 12:50:35

A contextualização que leva o objetivo poderia ser melhorada e as referências utilizadas são antigas, o que tem um peso considerável visto que no passar dos anos as nuances não seriam sutis, ainda mais com um tema tão atual. A perspectiva da importância é bem defendida, apesar da literatura um pouco antiga. Pergunta: é possível dizer que as empresas brasileiras estão melhorando seus processos de controle gerencial, ou ainda é uma ação observada apenas em multinacionais?

Foto do Usuário Annandy Raquel Pereira Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Trabalho muito bem escrito e relevante, parabéns aos autores. Só citaria como ponto negativo a parte dos resultados, precisa de um maior aprofundamento dos achados.