DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES COMO FATOR COMPETITIVO VISANDO A INTEGRAÇÃO: ESTUDO SOB A ÓTICA DOS FUNCIONÁRIOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 3


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Gilberto Perez , André Pereira Massarotti , Camila Tobias Sousa , Mayara Melissa Queiroz Dos Reis , Pedro Henrique Dos Santos , Renan Pires Lima Caxile

ABSTRACT
Com esta pesquisa aborda-se, na percepção dos colaboradores, as iniciativas de diversidade organizacional, sua importância como diferencial competitivo para as organizações e como a sua gestão se dá no cenário empresarial. O objetivo principal foi analisar como os colaboradores percebem os benefícios da diversidade no trabalho. Procurou-se verificar como o tema é percebido pelos funcionários, e analisar como a diversidade se relaciona com o alcance das metas organizacionais. Avaliou-se também, sob a ótica do colaborador, a influência da diversidade no contexto social em que as organizações estão inseridas e o como ela contribui para a sustentabilidade do negócio. A pesquisa é de natureza quantitativa descritiva, e o tratamento dos dados se deu por estatística descritiva e frequencial. Como resultados constatou-se, por parte dos colaboradores, uma avaliação positiva, acerca das iniciativas das empresas em relação à diversidade. Tais iniciativas compreendem: oportunidades de emprego e promoção a várias classes sociais; divulgação do valor da diversidade, integração e valorização das diferenças dos colaboradores e posições de liderança valorizando a diversidade.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Bruno Luís De Oliveira Martins 09-02-2021 12:50:35

Primeiramente gostaria de parabenizar os autores pela escolha da temática, visto que são discussões importantes e merecem ser realizadas continuamente. Gostaria de pontuar algumas questões com o intuito de tentar suscitar novas discussões a trabalhos posteriores. Muito boa utilização dos autores “clássicos” da diversidade organizacional, entretanto, muitos trabalhos foram publicados no Brasil de 2015 para cá, sugiro uma revisão nestes trabalhos também. Para trazer novas discussões, talvez seria importante fazer recortes de gênero, raça/etnia na pesquisa, faixa etária, visto que podem trazer outras visões e discussões. De um modo geral, a pesquisa demonstrou questões positivas em relação à diversidade nas organizações, diferentemente do que apontam outros trabalhos na literatura. Seria interessante tentar ir mais à fundo nas discussões e, quem sabe, através de uma pesquisa qualitativa, se possa apresentar mais informações sobre as políticas de diversidade destas organizações, bem como a percepção dos seus funcionários e gestores. No mais, desejo sucesso aos autores e parabéns pelo trabalho.

Foto do Usuário Estefânia Manoel De Andrade 09-02-2021 12:50:35

O artigo foi muito bem elaborado e atingiu o objetivo proposto. Sugestão: Foi mencionado que houve limitações devido a situação da pandemia e dificuldade de encontrar temas atuais. Desse modo, sugiro que depois que passar essa fase da pandemia, possam fazer entrevistas presenciais na empresa para conversar pessoalmente com os funcionários e busquem revistas e reportagens atuais que abordem o tema. Tem saído muitas matérias sobre o tema diversidade e inclusão, uma vez que tem se tornado uma tendência para fortalecer a cultura organizacional. Pergunta: As empresas estão cada vez mais tomando consciência da importância da diversidade e da importância de humanização. Porém, alguns dos problemas que os colegas de trabalho continuam enfrentando é a sua aceitação através do olhar do outro, ou seja, quando as atitudes coletivas não favorecerem a inclusão e a diversidade. Qual a melhor maneira de resolver essa situação no ambiente de trabalho?

Foto do Usuário Nívea Maria Oliveira Da Costa 09-02-2021 12:50:35

Trabalho com excelente estrutura, onde o mesmo, aborda uma temática de suma importância na atualidade. Gostaria de parabenizar aos autores pela escolha da temática e como sugestão aos mesmos a inclusão de uma ou mais referências de trabalhos dos últimos 5 anos, tendo em vista uma melhor discussão da temática com visões recentes. Como questionamento, gostaria de saber qual a sugestão dos autores para o desenvolvimento de novos trabalhos que abordem a mesma temática?

Foto do Usuário Geraldino Carneiro De Araújo 09-02-2021 12:50:35

O artigo apresenta os principais tópicos obrigatórios. A ideia central do texto é muito boa e atual, a fundamentação teórica é abrangente. O texto poderia ter avançado mais nos resultados, mas ok.