Incentivos fiscais e os impactos gerados através do Polo Automotivo Jeep no município de Goiana (PE)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 308


Certificado de publicação:
Certificado de Stella de Mello Alves
Certificado de Bruno Penin dos Passos
Certificado de Poliana Cássia Gonçalves Pereira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Stella De Mello Alves , Poliana Cássia Gonçalves Pereira , Bruno Penin Dos Passos

ABSTRACT
O desenvolvimento econômico no país ainda é incipiente. Considerando a elevada desigualdade socioeconômica presente no Brasil, faz-se necessário incentivar o estabelecimento de empresas em territórios marcados pelo subdesenvolvimento. Analisando a região Nordeste é possível visualizar déficit econômico significativo em comparação com as regiões Sul e Sudeste. Desta forma, este artigo se propõe a analisar de que maneira os incentivos fiscais contribuem para atração de investimentos e quais os impactos socioeconômicos gerados pelo estabelecimento do Polo Automotivo Jeep no município de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco. A pesquisa foi realizada através do estudo de caso do Polo Automotivo Jeep, utilizando a abordagem qualitativa e quantitativa de pesquisa, de objetivo descritivo e com análises documental e bibliográfica. Os principais resultados deste trabalho indicam geração de empregos e crescimento do Produto Interno Bruto no município de Goiana. Desse modo, constatou-se que os incentivos fiscais são imprescindíveis na atração de empresas para locais distantes dos grandes centros econômicos e com infraestrutura deficitária. 
Palavras-chave: Incentivos Fiscais. Polo Automotivo Jeep. Impactos econômicos. Desenvolvimento Regional. Pernambuco.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Poliana Karla Pedro De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Tema bastante atual e de grande importância por apresentar os incentivos que uma empresa recebe e o feedback econômico grandioso em cadeia que uma empresa de grande porte pode proporcionar a uma cidade e consequentemente a toda economia estadual. Foi de suma importância o objeto de estudo ter sido a JEEP por ser uma empresa de sucesso mundial e como empresas do mesmo porte ou até menores podem contribuir significativamente para o desenvolvimento não só econômico, mas também o social e de infraestrutura de uma região. Boas discussões esse tema dará!

Foto do Usuário Gustavo Cesar Pereira De Santana 09-02-2021 09:50:35

O presente artigo trouxe importantes contribuições ao tema, visto o fenômeno sobre incentivos fiscais ser bastante relevante para as economias locais. O estudo em questão foi muito bem abordado, sobretudo, sendo apresentado na estratégia metodológica de estudo de caso. O trabalho se mostrou coeso, tendo os autores conseguido atender a proposta estabelecida nos objetivos. Destaque para a boa delimitação do tema e a forma como os autores conseguiram fandamentar suas argumentações com a exposição de dados. Importante salientar que boa parte das tabelas e gráficos foram feitos pelos pesquisadores. Destaque para a correlação feita entre as tabelas 1 e 2 do subitem 4.2 para explicar o fenômeno da geração e migração de empregos, pois este fato demonstra a importância da participação dos autores no desenvolvimento da pesquisa, aspecto relevante em pesquisas qualitativas. Como sugestão, acredito que na seção 4,enriqueceria ainda mais o trabalho se os autores acrescentassem uma referência de dados, podendo ser inclusive de algum jornal local, para fundamentar melhor a argumentação do parágrafo. Como pergunta, e buscando uma melhor identificação dos impcatos socieconômicos, qual a percepção do ator (moradores de Goiana-PE) sobre o IDHM?

Artigo muito bem escrito, com uma construção lógica e ordenada. Metodologia bem estruturada e avaliação dos resultados coerentes com o proposto. Tema relevante para o planejamento de desenvolvimento territorial por meio de incentivos fiscais na indústria. Pergunta para estudos futuros: Que impactos positivos de desenvolvimento do PIB podem estar relacionados com empresas adjacentes, correspondentes à cadeia produtiva de uma empresa como a JEEP?

Foto do Usuário Paulo Henrique Meneses Brasil 09-02-2021 09:50:35

O artigo trata de um tema de bastante importância atualmente, principalmente levando-se em consideração as crises fiscais que boa parte dos entes federativos vêm enfrentando. O trabalha ressalta o quanto a intervenção estatal é de suma importância para que haja o desenvolvimento de territórios específicos, algo que poderia estar em xeque caso dependesse unicamente do fluir do próprio mercado. Como questionamento, mais para fins de reflexão, deixo o seguinte: Conforme citação dos próprios autores, Costa e Henkin (2016, p. 470) alegam que os fatores que levaram as montadoras a investir nos países emergentes, como o Brasil, são constituídos “pela eliminação de barreiras comerciais à importação, pela busca por vantagens locacionais e por reduções de incertezas políticas, de mercado e cambiais, relativas a essas economias”. Caso o processo de implantação da montadora da Jeep estivesse ocorrendo em pleno ano de 2020, com a instabilidade política, sobretudo interna, que vivenciamos, seria possível tal implantação em Pernambuco, ou ainda, no Brasil?

Foto do Usuário Ana Micheline De Sousa Silva 09-02-2021 09:50:35

Tema importante, estudo bem definido e apresentado. Os dados confirmam, expressivamente, a importância dos incentivos fiscais para o estabelecimento do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), no estado de Pernambuco. Trata-se de um caso de sucesso que supera às expectativas de geração de empregos diretos e indiretos; de produtividade; de impactos em outros setores, assim como do PIB (superando o de Recife e destacando-se nacionalmente). Os benefícios ultrapassam limites e divisas. Sugestão: Continuar contribuindo com o desenvolvimento do tema, possibilitando a identificação dos motivos que levam ao insucesso de alguns casos. Pergunta: Qual o segmento mais favorecido com a elevação da receita municipal em 1.468%, entre 2010 e 2016 (saúde,educação...), na cidade de Goiana-PE?

Foto do Usuário Isabel Teófilo 09-02-2021 09:50:35

Stella, Poliana e Bruno – Artigo apresentou temática atual e relevante, com a utilização de metodologia coerente com os propósitos do trabalho. Resultados alinhados com os objetivos foram satisfatórios. Levando-se em consideração as crises fiscais que boa parte dos entes federativos vêm enfrentando, ressaltando o quanto a intervenção estatal é de suma importância para que haja o desenvolvimento de territórios específicos, algo que poderia estar em risco caso dependesse unicamente do fluir do próprio mercado. Consequentemente temos um caso de sucesso que supera às expectativas de geração de empregos diretos e indiretos. Como pergunta, gostaria de saber quais impressões essa pesquisa poderia fazer para a reflexão dos gestores públicos?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.