Enfrentamento do Processo Concorrencial Entre Drogarias de Pequeno Porte e Independentes: uma Proposta de Framework Estratégico

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 234


Certificado de publicação:
Certificado de MARCIO DE CARVALHO COSTA

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcio De Carvalho Costa , Marcio Moutinho Abdalla

ABSTRACT
O objetivo deste artigo é propor um framework com ações que podem ser adotadas por redes de drogarias menores no enfrentamento da concorrência devido à presença de grandes redes. A pesquisa é qualitativa, de finalidade aplicada, natureza observacional, com a utilização de coletas de dados e cunho descritivo. Os resultados mostram que as grandes redes de drogarias seguem padrões de lojas conhecidas como drugstores, com perfil destinado à forte atração de clientes, oferecendo serviços diferenciados e qualidade padronizada, localizando-se estrategicamente em grandes centros comerciais, o que leva algumas drogarias menores à falência. Conclui-se que o forte poderio econômico das grandes redes e o conhecimento aplicado no setor pela presença constante em distintas potências de mercado, facilita o processo de ganho consistente e rápido de market share. O framework proposto contribui especialmente para o gerenciamento de redes de drogarias menores e lojas independentes, ao auxiliá-las no processo competitivo de reação à forte concorrência.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luiz Cláudio Ribeiro Machado 09-02-2021 09:50:35

O trabalho traz elementos interessantes para o estudo de variáveis para a competitividade específica para o setor e o porte das drogarias. Entretanto, há uma pergunta que surgiu: Qual seria a relação do framework com os modelos de estratégias genéricas?

Foto do Usuário Juliano Cesar Dos Santos Braz 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem embasado e consistente, ótima linha de pesquisa

Foto do Usuário Dalila Beatriz Senra Hagen 09-02-2021 09:50:35

Artigo interessante e instigande desde a sua titulação. Os autores logo no começo já deixa bem claro os objetivos e resultados da pesquisa, facilitando muito a sua consequente fluidez. Artigo extremamente referenciado. No momento da apresentação do resultado, os autores souberam fazer o Link das vantagens que uma Farmacia de grandes redes tem e as dificuldades inerentes de uma farmacia pequena possui para conseguir concorrer com as mesmas ''vantagens''. Ecelente, parabens aos autores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.