INSERÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 275


Certificado de publicação:
Certificado de JULIANA SANTOS LUIZ
Certificado de JULIANA SANTOS LUIZ

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Juliana Santos Luiz , Fabiana Frigo Souza , Cintia Ribeiro Magno , Letchele Hammes Tavares Michalski , Loide Gonçalves De Oliveira Da Silva

ABSTRACT
Este estudo teve como objetivo identificar as principais dificuldades relacionadas à inserção de jovens de Curitiba-PR no mercado de trabalho. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio da aplicação de questionários destinados a alunos do ensino médio de uma instituição de ensino pública e uma privada na cidade de Curitiba-PR, obtendo-se a uma amostra válida de 157 respondentes. Os resultados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva e indicaram que, para facilitar a entrada do jovem no mercado de trabalho, os respondentes afirmaram que a melhor forma seria através das qualidades pessoais, seguida de cursos profissionalizantes, onde a principal dificuldade encontrada para frequentar os cursos está relacionada ao transporte caro e a pouca divulgação, seguido de baixa disponibilidades e cargas horárias altas. Observou-se, ainda, que para a maioria dos respondentes oriundos de escola pública, os cursos profissionalizantes se apresentam como fator principal para inserção no mercado de trabalho, enquanto os alunos da escola particular acreditam que as qualidades pessoais são o principal fator determinante para a entrada do jovem no mercado de trabalho, evidenciando, assim, visões distintas provenientes, muito provavelmente, de realidades e vivências também distintas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jhony Pereira Moraes 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho! Possui potencial para aprimoramento! Faço algumas sugestões de estudos que podem embasar as discussões sobre inserção profissional e mercado de trabalho em estudos futuros: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/download/42393/29322/ https://periodicos.uff.br/pca/article/view/11087/0 https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1678-69712012000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/7046

Foto do Usuário Loren Rodrigues Guimarães 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta proposta bem interessante na qual foi respondida ao longo da leitura.

Foto do Usuário José Munhoz Fernandes 09-02-2021 09:50:35

O título do artigo não informa minimamente que população foi pesquisada, nem a origgem. Vários erros em relação à língua portuguesa e de metodologia. Não considero no conjunto, uma contribuição relevante para o tema.

Foto do Usuário Camila Da Silva Barbosa 09-02-2021 09:50:35

Primeiramente, parabéns pelo trabalho! Contundentemente, desigualdades e dificuldades de acesso ao mercado de trabalho são temas atuais e que merecem maiores discussões práticas e científicas. Como sugestão, talvez pudessem trazer comentários/depoimentos dos respondentes, a fim de corroborar com o referencial utilizado. Desejo uma boa apresentação!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.