ANÁLISE DOS REFLEXOS DA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE CUSTOS APLICADOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 287


Certificado de publicação:
Certificado de ANTONIO FERREIRA DE PINHO
Certificado de Jose Francisco Belfort Brito

Certificado de participação:
Certificado de Jose Francisco Belfort Brito

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jose Francisco Belfort Brito , Antonio Ferreira De Pinho

ABSTRACT
Resumo: A contabilidade no Brasil, aplicada ao setor Público, vem passando por um processo de convergência às normas internacionais de contabilidade, com o objetivo de obter informações padronizadas. Uma das principais mudanças é a implantação de um sistema de controle de custos no setor público em atendimento às normas legais da atividade pública. O grande objetivo dessas profundas modificações é para que as informações extraídas do sistema de custos sejam utilizadas em todas as esferas da Administração Pública, por ser uma ferramenta fundamental de controle e gestão à disposição dos gestores públicas no processo de tomada de decisão. O presente artigo demonstra como a aplicação dos critérios de apuração de custos no ambiente da administração pública municipal é uma importante fonte para fornecer informações ao gestor público sobre as aplicações e direcionamento dos recursos públicos. 

Palavras-Chave: Controle de Custos. Setor Público. Tomada de decisão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vagner Luis Bazzanello 09-02-2021 09:50:35

O artigo, é relevante para a gestão pública, pois os reflexos conforme mencionados, no decorrer do texto poderão ser revertidos em serviços prestados para a população em geral.

Foto do Usuário Bruno Luís De Noronha Carvalho 09-02-2021 09:50:35

O artigo é bastante relevante para o tema, expressa também a importância de um sistema de custos na Administração Pública Brasileira tanto para a questão da tomada de decisão, quanto para possibilitar uma melhor alocação dos custos e promover melhores investimentos. A linguagem não se encontra totalmente clara e objetiva, e alguns erros ortográficos, de coesão e formatação se fazem presente no trabalho.

Foto do Usuário Rodrigo Santos Da Mata 09-02-2021 09:50:35

Ponto forte identificado: - O tema custos no setor público é de profunda relevância, porém, da forma que foi apresentado, tornou-se apenas mais um tema. O autor tem um diamante bruto nas mãos para ser lapidado, uma vez que trata de um assunto pouco discutido na literatura e que se apresenta como desafio para o setor público, apesar da existência de um sistema de custos para o setor público já está previsto desde o advento da Lei nº 4.320/1964. Mas é no cenário de convergência da contabilidade aplicada ao setor público aos padrões internacionais (IPSAS), iniciado no Brasil a partir de 2008, que o tema custos ganha destaque. Pontos fracos identificados: - O artigo não apresenta boa fluência de leitura, além disso, os pesquisadores não seguem as diretrizes para autores, o trabalho tem uma estrutura confusa, bem como o texto carece de revisão ortográfica e gramatical; - O objetivo não está claro/definido, até existe uma menção no resumo/abstract, mas não é apresentado na Introdução, tópico do artigo adequado para sua apresentação. Quanto à contextualização da problemática, nota-se a necessidade de um embasamento teórico, uma vez que existem muitas afirmações sem citação. Nesse sentido, como sugestão, antes de apresentar o problema de pesquisa e o objetivo geral (não explícitos neste trabalho), o autor poderia citar algumas pesquisas antecedentes, bem como identificar as lacunas existentes na atual literatura que justifique o presente estudo; - No referencial teórico, sugiro ao autor que revise os tópicos abordados e avalie sua relação com o objetivo da pesquisa. Além disso, ficou evidente a necessidade da utilização de estudos mais atuais que constem em publicações mais bem avaliadas (observar a classificação Qualis Periódicos – Plataforma Sucupira). Recomendável utilizar publicações de periódicos com classificações A1, A2, B1, B2; - A descrição dos procedimentos metodológicos está muito sucinta e pouco esclarecedora; - Como o objetivo e o problema de pesquisa não estão explícitos, os resultados apresentados pouco dizem, uma vez que perdem o significado por falta de parâmetros. Nesse aspecto, pergunto ao autor: o que tratou como resultados, se o problema de pesquisa e o objetivo não estão definidos? No mais, desejo sucesso ao autor na continuidade da pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.