ANÁLISE DE RISCOS E OPORTUNIDADES VISANDO O ATENDIMENTO À NORMA NBR ISO/IEC 17025:2017 EM EMPRESAS DE CALIBRAÇÃO, ENSAIOS E ANÁLISES UTILIZANDO ANÁLISE SWOT

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 3


Certificado de publicação:
Certificado de Júlia Pedroso Dias
Certificado de Francisco José de Oliveira Maia

Certificado de participação:
Certificado de Francisco José de Oliveira Maia

AUTORIA

Francisco José De Oliveira Maia

ABSTRACT
Os laboratórios de calibração, ensaios e análises independentes que prestam serviços, necessitam realizar a análise de seu mercado e da sua situação neste mercado. Existem também os requisitos normativos constantes da norma NBR ISO/IEC 17025:2017 que são obrigatórios para a acreditação dos laboratórios de calibração, ensaios e análises por parte da Coordenação Geral de Acreditação - Cgcre (Inmetro). Para o atendimento dos requisitos normativos e análise do mercado é sugerida a aplicação da “Análise SWOT” que é uma técnica que estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis, sendo duas variáveis internas (forças e fraquezas) e duas variáveis externas (oportunidades e ameaças), assim essa análise e tomada de ações torna a empresa competitiva a médio e longo prazo e ao mesmo tempo atendendo aos requisitos normativos.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Jéferson Deleon Fávero 09-02-2021 12:50:35

A análise dos riscos e oportunidades dos negócios sempre serão temáticas importantes para o investimento em pesquisa. No entanto, o artigo apresenta baixa contribuição teórica e o método não traz os alicerces necessários para um artigo científico.

Foto do Usuário érika Fernandes Ferro Angi 09-02-2021 12:50:35

o artigo aborda um tema extremamente relevante nos dias atuais dado a importância de normas como a apresentada. Todavia, deve-se prestar atenção na formatação do artigo que, em alguns sentidos, não segue as normas da ABNT. Não seria melhor apresentar os nomes dos autores citados ao invés de apresentá-los apenas como números que devemos procurar na bibliografia?