FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO EM VENDAS NUMA AGÊNCIA DE VIAGENS DE PEQUENO PORTE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 244


Certificado de participação:
Certificado de Mirian Cristina Vidal da Rocha

Certificado de publicação:
Certificado de Mirian Cristina Vidal da Rocha

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Carolina Nogueira Nascimento , Mirian Cristina Vidal Da Rocha , Clayton Pereira Gonçalves , Ricardo Luis Da Silva , Rogério Teixeira De Oliveira

ABSTRACT
O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que levam as pequenas agências de viagens a obterem sucesso na prestação de seus serviços. A pesquisa tem como cenário uma empresa, localizada na cidade de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro. A revisão bibliográfica foi feita através dos estudos sobre a economia e a indústria do turismo no Brasil; turismo internacional e doméstico; empreendedorismo; comunicação; marketing e vendas. Foi realizado a construção de um plano de ação, através da metodologia 5W2H. A pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória e foi realizada através de um questionário estruturado com 28 perguntas. A fim de analisar os fatores que precisam ser melhorados e os fatores que geram oportunidades dentro da empresa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Anderson Lopes Nascimento 09-02-2021 09:50:35

Prezados Autores, Parabéns pela escolha do tema do artigo. Temática super relevante para o contexto em que vivemos. O método poderia ter sido melhor aprofundado na pesquisa. Senti falta da contribuição de forma prática. Ficou muito solto a conexão do texto com o método e o resultado. Mas, na prática; qual seria a real contribuição da pesquisa? Espero poder contribuir de alguma forma com esses comentários. Desejo sucesso a todos.

Foto do Usuário édis Mafra Lapolli 09-02-2021 09:50:35

Prezados autores, parabéns pela pesquisa. Minha sugestão é de que no resumo inserir em linhas gerais o resultado da pesquisa. Nas palavras-chave, substituir F.O.F.A. por SWOT, pois no corpo do texto aborda somente esta nomenclatura. Na introdução existe várias afirmativas que precisam ter referências, dando suporte a pesquisa proposta. No referencial teórico a sugestão é trabalhar a conexão da Análise SWOT com a metodologia 5W2H.

Foto do Usuário Juarez Jonas Thives Junior 09-02-2021 09:50:35

Os procedimentos metodológicos foram definidos e descritos com clareza no artigo. Minha sugestão é ampliar a fundamentação teórica sobre fatores críticos de sucesso, incluso no título do artigo, bem como a relação entre estes fatores e o plano de ação resultante da pesquisa.

Foto do Usuário Maria Natalia Ferreira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O título não engloba o impacto da pandemia da COVID-19, embora seja relatado na introdução que o trabalho abordará tal assunto. O resumo está bem escrito e objetivo, embora não mencione o contexto da pandemia da VODI-19 relatado na introdução. A última frase deveria fazer parte da frase anterior (está solta). A introdução não está fundamentada em teorias. O objetivos geral e os específicos não contemplam a pandemia da COVID-19, embora tenha sido relatado que o trabalho abordará isso. No tópico 2.1 do referencial teórico, a última frase há uma paráfrase, mas faltou aos autores do artigo escrever acerca do que foi dito. No tópico 2.3, há um parágrafo curto só com referência e sem argumentos (“Na área turística, a internet tem sido uma ferramenta cada vez mais fundamental na produção e consumo dos serviços turísticos. (ARRUDA; PIMENTA, 2005)”). O plano de ação (tópico 4.1) não está embasado na teoria. Não ficou claro quais são as sugestões para as pesquisas futuras. As considerações finais mencionam o cenário da COVID-19, muito atual e pertinente a ser explorado. Nesse tópico, também forma observadas boas sugestões para pesquisas futuras e as limitações também foram bem explanadas. As referências contemplam publicações nos últimos 5 anos e mesclam com algumas mais clássicas, embora, de modo geral, predominem as nacionais. A seguinte referência apresenta dados secundários muito antigos: MINISTÉRIO DO TURISMO. Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. CARACTERIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DO TURISMO DOMÉSTICO NO BRASIL – 2010/2011: São Paulo: Fipe, 2012. 157 p. Disponível em: dadosefatos.turismo.gov.br. Acesso em: 24 abr. 2020. Verificou-se o uso indevido de vírgula e falta de crase. Sugestões: Referenciar autores na introdução; evitar construções como “Sabe-se que o turismo no Brasil vinha em constante crescimento” (na introdução), pois a literatura deverá mostrar os fatos. Dessa forma, parece um “achismo” e não há comprovação científica; fazer uma relação entre o plano de ação e a teoria; explorar mais textos interacionais. Qual é a contribuição teórica ou originalidade do artigo?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.