FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA CENTROS ESTÉTICOS DE SANTA CATARINA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 303


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Thays Gonçalves De Freitas , Zucir Lucy Da Veiga Nagel , Adilene Alvares Mattia

ABSTRACT
As exigências do mercado estão cada vez mais altas e os consumidores buscam cada vez mais a qualidade nos produtos e serviços que utilizam. O crescimento do segmento de saúde e bem-estar demonstra que o mercado mais competitivo, levando as empresas a buscarem desenvolvimento. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar quais são as ferramentas de gestão que os centros estéticos de Santa Catarina utilizam para tomada de decisões. Primeiramente realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica e descritiva, posteriormente elaborou-se e aplicou-se um questionário semiestruturado (survey) com esteticistas, gerentes e proprietários de centros estéticos com o intuito de conhecer as variáveis de Gestão, Financeiro, Recursos Humanos (RH), Marketing e dados sociais. Constatou-se que na área de Gestão que a maioria dos centros estéticos realiza um planejamento, conhece todas as atividades da empresa e identifica oportunidades de negócio. Sobre a área Financeira, pôde-se verificar que os respondentes utilizam fluxo de caixa, mas possuem dificuldade em separar o orçamento pessoal do empresarial. Na área de Recursos Humanos, constatou-se que a maioria das respostas recai sobre a escala indiferente. Observou-se que as ferramentas de gestão são adotadas pelos centros estéticos de Santa Catarina.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Roselis Natalina Mazzuchetti 09-02-2021 09:50:35

A pergunta é: os respondentes em sua maioria são microempreendedores. Eles realmente entendem a diferença entre oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, separando ambiente interno e externo? A sugestão é melhorar a afirmação de que os empresários conhecem a análise SWOT como supõe, pois a pergunta deveria ser mais especifica. Outra melhoria seria a análise em relação à gestão de RH que deixa a desejar, embora na conclusão é demonstrada o problema q os microempresários enfrentam. R. N. Mazzuchetti

Foto do Usuário Thais Alves Lira 09-02-2021 09:50:35

Discussão muito interessante em um setor de negócio pouco explorado em pesquisas científicas.

Foto do Usuário Wendell De Moura Domingos 09-02-2021 09:50:35

Texto de leitura fluída e abordagem adequada, sugiro que especifiquem melhor os aspectos metodológicos. Levando em consideração a baixa taxa de resposta, algum aspecto da pesquisa deixou de ser atendido?

Foto do Usuário Thays Gonçalves De Freitas 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante para está área, visto que tem poucos estudos nesse segmento na área da gestão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.