OS DESAFIOS DA GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA AS EMPRESAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 243


Certificado de publicação:
Certificado de Isabel Cristina Abud

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Décio De Oliveira , Isabel Cristina Abud

ABSTRACT
A temática principal deste estudo é o surgimento da gestão ambiental e sua inserção no ambiente empresarial, destacando os desafios enfrentados pelas empresas em busca de uma gestão estratégica efetiva e ideal para atender as exigências e demandas sociais. Este artigo tem como objetivo analisar como o desenvolvimento econômico e ambiental passou a fazer parte da dinâmica das empresas tornando-se fundamental nas decisões empresariais e na busca pela competitividade. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando a contribuição de autores como DONAIRE (2009), SEIFFERT (2010) e THOMAS & CALLAN (2014), entre outros, procurando analisar a dinâmica das empresas e a inserção da gestão ambiental como parte de um novo modelo estratégico.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gisele Victor Batista 09-02-2021 09:50:35

O Artigo apresenta noções gerais sobre a discussão do tema ''gestão estratégica empresarial e sustentabilidade''. Recomenda-se uma avaliação da ortografia e pontuação. Após a leitura geral do documento, fica a pergunta de como as empresas, indiferente do porte, poderiam usar a inovação e a tecnologia para implantar a gestão ambiental como estratégia empresarial e buscar um novo posicionamento de mercado.

Foto do Usuário Ana Jussara Silva Do Nascimento 09-02-2021 09:50:35

Tema muito bom, no entanto deveriam ter explorado melhor e a estruturação deixou muito a desejar. Senti falta de referências.

Foto do Usuário Antonio Carlos Lázaro Sanches 09-02-2021 09:50:35

Um tema bem debatido ao longo do tempo, esse dilema entre gastas para preservar e se manter competitivo é de longa data. Somente uma legislação mais atuante poderá despertar a consciência dos empresários. Será que realmente tem-se a consciência da preservação, o diferencial estratégico passa mesmo pela gestão ambiental?

Foto do Usuário Bruna Pereira Jardim 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta diversos pontos positivos como: uma redação bem feita. Recomenda-se correção de algumas referenciações durante o texto. Exemplo: “ o texto foi fundamentado nas ideias e concepções de autores como: Assumpção(2011)...Sánchez (2013)...” pág 04. Não se encontrou referências dos autores, se feita recomenda-se inserir na bibliografia. “tomar decisões melhores e mais inteligentes Thomás (2014)...” pág 04 e em - “ conhecimento sistêmico do contexto ambiental. Tachizawa (2011)...” pág 08, inserir o sobrenome do autor em letra maiúscula e entre parênteses. O tema é interessante e relevante, traz uma discussão atual que merece atenção, pois são muitas as empresas que utilizam dos recursos naturais e que já sabemos são finitos e que necessita de atenção.Vocês pretendem aprofundar no tema? Em caso afirmativo, que foco darão em sua próxima pesquisa?

Foto do Usuário Lara Barboza Canezin 09-02-2021 09:50:35

A introdução do desenvolvimento sustentável nas gestão empresarial é algo fundamental para a sobrevivências das empresas no mundo atual, pois hoje em dia o mercado diferencia as empresas que buscam estratégias em suas gestão de forma sustentável para atender as exigências do seus consumidores que buscam produtos diferenciados e possam gerar efeitos de conscientização para todos. De que forma os desafios do desenvolvimento podem ser conscientizados pelas empresas nas suas gestões ?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.