MODELAGEM E PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS: ESTRUTURAÇÃO DO MACROFLUXO DE GESTÃO DE EDITAIS DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARABÍBA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 5


Certificado de publicação:
Certificado de Ruan Michel Morais da Silva

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Alysson André Régis Oliveira , Ruan Michel Morais Da Silva

ABSTRACT
A estruturação adequada dos processos organizacionais é essencial por proporcionar uma visão sistêmica alinhada às estratégias, sendo as rotinas uma materialização destes objetivos. Isto traz clareza quanto à contribuição de cada indivíduo dentro de suas atividades, para o desempenho organizacional. O objetivo geral deste estudo foi estruturar o macroprocesso de gestão de editais da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) do IFPB, destacando a relevância da modelagem dos processos para compreensão das atividades. O formato de pesquisa utilizado foi o estudo de caso desenvolvido com uma abordagem exploratória e descritiva, por meio do qual nos aprofundamos nas subetapas do processo, sendo estas analisadas e descritas sob o aspecto qualitativo, identificando suas etapas, gargalos e requisitos. Os dados foram coletados por meios de entrevistas com os gestores e equipe de trabalho, tendo como finalidade a construção da matriz SIPOC, que serviu de base para a elaboração dos fluxos de trabalho e documentos normativos. Em resumo, a estruturação do macroprocesso de gestão de editais se apresenta como essencial a missão estratégica da PROEXC, sendo necessária a sua estruturação para minimização dos gargalos pré existentes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eliane Santos Do Nascimento 09-02-2021 12:50:35

Encantada com a abordagem e o cuidado que tiveram ao apresentar novos conceitos e tratar de explicar ao leitor. A metodologia simplificada, e adequada, e bem detalhada na abordagem. Sugestão: A realização de um comparativo de resultados do setor antes e depois do mapeamento, e elencar os pontos positivos e negativos de ambos. Acredito que isso fomentaria não só a instituição mas a gestão pública como um todo a adotar a gestão por processos como um fator estratégico tendo em vista os pressupostos da nova gestão pública. Pergunta: Qual o papel dos atores do processo, tanto na gestão por processos quanto na gestão de processos?

Foto do Usuário Paula Gonçalves Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Artigo claro e pertinente. Qual o impacto da mudança da gestão para implementação do processo mapeado?