ENDIVIDAMENTO E INTENÇÃO DE CONSUMO DOS BRASILEIROS: ANÁLISE DE SÉRIE HISTÓRICA DE ÍNDICES DA CNC (2010 - 2018)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 233


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Isabela Ladeia Santos , Antônio Sergio Torres Penedo

ABSTRACT
Na abordagem das finanças comportamentais, os estudos acerca do endividamento do consumidor vêm ganhando cada vez mais espaço e gerando o alerta para que sejam tomadas atitudes que contenham seu avanço. O objetivo deste estudo é analisar as séries históricas dos índices PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) e ICF (Intenção de Compra das famílias) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC no período de 2010 a 2018. Os principais resultados apontam que que no Brasil existe uma grande parcela de famílias endividadas e estas possuem em sua maioria cerca de 11% a 50% da sua renda mensal já comprometida com dívidas. A principal fonte de dívidas está concentrada nos cartões de crédito, e além disso, o tempo de comprometimento com dívidas da maioria passa de um ano.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gabriel Nery-da-silva 09-02-2021 09:50:35

De modo geral, adorei seu trabalho. Parabéns! Tenho comentários pontuais a fazer: (1) a revisão contém muitas definições que não são necessárias em um artigo, poderia, portanto, reduzir a seção em poucos parágrafos, focando somente em mostrar o que outros estudos encontraram sobre o assunto até então; (2) o método precisa ser detalhado. Da forma que está não oferece reprodutibilidade. Procurem deixar claro o passo a passo seguido no site CNC para que outro pesquisador possa fazer exatamente a mesma coisa. Particularmente, eu discordo em colocar este tipo de texto ''Esta é uma pesquisa transversal de abordagem quantitativa, pois apresenta resultados que podem ser quantificados e recorre a linguagem matemática para conseguir descrever as causas de um determinado fenômeno (p.7)''. Sugiro considerar a possibilidade de excluí-lo; (3) a redação nos resultados está um pouco confusa, parece que não foi escrita pela mesma pessoa que escreveu introdução e revisão. Sugiro revisar a redação. Quanto aos resultados em si, são bem relevantes. Parabéns pela análise; (4) há bastante pontuação que precisa ser corrigida, e alguns poucos erros de digitação. (5) Para publicação futura, sugiro separar os resultados da discussão e dedicar bastante esforço para valorizar os achados, dar ênfase nas possíveis causas e sugerir medidas e soluções para o problema.

Foto do Usuário Afonso Felipe Meireles Barbosa 09-02-2021 09:50:35

A temática é pouco explorada em artigos científicos. Sugiro que a metodologia seja melhor detalhada e os resultados aprofundados.

Foto do Usuário Ingrid Conceição Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Sugiro reduzir o tópico 2.2; trazer mais discussões com autores na análise de dados. Como o estudo retrata as Finanças Comportamentais, quais fatores comportamentais influenciam no endividamento dos consumidores? De modo geral é um excelente trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.